
A economia do turismo em Angola chegou a 1,4 biliões de dólares em 2024, informou nesta Terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado para o Turismo, Augusto Laurindo Kalikemala.
“O turismo nos últimos anos passou de um de um segmento econômico de nicho, para um segmento de grande dimensão na economia. Hoje já temos uma economia do turismo que em 2024 chegou a 1,4 biliões de dólares”, disse Augusto Kalikemala, à imprensa à margem da 2.ª Conferência Ministerial da ONU Turismo e da ICAO sobre Turismo e Transportes Aéreos em África.
Segundo o responsável, África está ainda muito longe para está economia do turismo, o continente tem apenas 5% de quase toda esta economia, anualmente o África recebe 78 milhões de turistas, referiu os dados anual de 2024.
No entanto, adiantou que a perspectiva de crescimento é muito grande e o desenvolvimento do turismo em África implica também o crescimento do emprego, porque acreditam que o turismo é daqueles segmentos que mais facilmente pode gerar empregos.
“Em 10 empregos gerados nos últimos anos. Um é no sector do turismo, por isso é muito importante que nós aqui em Angola também assumamos o compromisso de fazer esse investimento no turismo, garantir o aumento no número de turistas e aumento da infraestrutura de apoio aos turistas e, assim também trabalhamos no processo de melhorar as condições de vida da população”, assegurou Kalikemala.
O secretário de Estado para o Turismo angolano disse que o país ainda enfrenta muitos desafios, mas acreditam que têm as bases para o desenvolvimento do turismo em Angola.
“Mais do que os produtos turísticos e os recursos nós temos uma população jovem e essa população jovem e as suas características são também características que nos permitem darem oferta turística diferenciada da nossa cultura e toda a envolvência de hospitalidade são as que podemos considerar e utilizar como factores de promoção do nosso turismo”, indicou.