O Le Chat, que é comparável ao ChatGPT (da OpenAI), já pode ser transferido nos sistemas operativos Android e Apple e é anunciado em vésperas da cimeira de Paris sobre esta tecnologia, que decorre na segunda e terça-feira.

"O seu melhor amigo de IA para a vida e o trabalho", é assim que a Mistral designa a nova ferramenta numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), acompanhada de um vídeo.

"Este é um passo adicional e importante na nossa jornada de uma equipa científica nos seus primórdios para uma equipa que produz um produto", declarou Arthur Mensch, cofundador da Mistral, em entrevista ao Le Figaro.

A empresa assinou recentemente uma parceria com a AFP que lhe permite integrar as notícias da agência noticiosa francesa nas respostas às perguntas feitas ao seu 'chatbot'.

O lançamento da Mistral ocorre depois de em 20 de janeiro a chinesa DeepSeek ter apresentado o seu novo modelo de IA que abalou o setor de tecnologia, ao afirmar ter conseguido criar uma ferramenta de conversação com desempenho comparável aos modelos mais avançados com um investimento mínimo de 5,6 milhões de dólares (cerca de 5,4 milhões de euros, à taxa de câmbio atual).

Fundada por vários investigadores franceses que trabalharam em laboratórios de investigação de gigantes norte-americanos, a Mistral entrou no cenário da IA em maio de 2023, antes de lançar o Le Chat. A empresa revela ao mesmo tempo uma parceria com a Microsoft, que traz um investimento de 15 milhões de euros.

Na cimeira de Davos, em janeiro, a empresa indicou que estava a considerar uma entrada em bolsa (IPO).

ALU // JNM

Lusa/Fim