A Warner Bros. Discovery anunciou hoje que vai dividir as suas operações em duas empresas, cotadas em bolsa, separando o seu serviço de 'streaming' HBO Max e de produção de filmes dos canais de televisão.

Deste modo, a primeira empresa, conhecida como Streaming & Studios, será dirigida pelo presidente executivo da empresa, David Zaslav, e será constituída pela Warner Bros. Television, Warner Bros. Motion Picture Group, DC Studios, HBO e HBO Max.

Por sua vez, a outra empresa, "Global Networks", será dirigida pelo diretor financeiro, Gunnar Wiedenfels, e vai incluir canais de entretenimento, desporto e de notícias conhecidos a nível mundial, incluindo a CNN, a TNT Sports nos EUA e a Discovery, canal de acesso livre na Europa e outros, como o serviço de 'streaming' Discovery+.

A separação, que deverá entrar em vigor em meados de 2026, "visa proporcionar a cada empresa uma maior flexibilidade e um maior enfoque estratégico", informou a empresa, em comunicado.

"O significado cultural desta grande empresa e as histórias poderosas que ela trouxe à vida por mais de um século tocaram inúmeras pessoas em todo o mundo. É um legado estimado que continuaremos orgulhosamente neste novo capítulo da nossa célebre história", sublinhou Zaslav na mesma nota.

"Ao funcionarmos como duas empresas distintas e otimizadas para o futuro, estamos a dar a estas marcas icónicas a maior concentração e flexibilidade para poderem cumprir as suas promessas", remata.

Numa mensagem interna aos responsáveis do conglomerado norte-americano, divulgada pela CNN, Zaslav insistiu que a intenção da cisão é "libertar todo o potencial de dois negócios fortes. (...) Cada um tem um foco distinto, uma missão clara e a escala para alcançar o sucesso nos seus próprios termos".

No comunicado divulgado pela Warner Bros. Discovery, a empresa adianta ainda que a cisão permitirá a cada empresa "procurar oportunidades de investimento significativas e gerar valor para os acionistas".

Este anúncio surge após meses de reestruturação da empresa para o efeito, três anos após a fusão entre a então Warner Media e a Discover.