O ABANCA lucrou 220 milhões de euros no primeiro trimestre, mais 38,9% do que no mesmo período de 2024, informou hoje a entidade à Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola (CNMV).

Nos primeiros três meses do ano, o volume de negócios do ABANCA foi de 130 mil milhões de euros e registou um crescimento de 36 mil novos clientes, dos quais 25 mil em Espanha e 11 mil em Portugal, de acordo com a informação prestada à CNMV.

O banco encerrou o mês de março com uma rendibilidade dos capitais próprios de 15,2% e o rácio de NPL situou-se em 2,6%. O ABANCA informa que mantém um elevado nível de capitalização, com um rácio CET1 a atingir 13,2%, mais quatro décimas do que o nível do trimestre anterior, equivalente a 1,93 mil milhões de euros acima das necessidades.

A instituição destaca ainda que o nível de crédito concedido atingiu mais de 5,3 mil milhões de euros em novas formalizações, com especial destaque em Portugal, onde no ano passado se tornou a sétima maior instituição financeira do país após a aquisição do EuroBic.

Em Portugal, os novos empréstimos foram cinco vezes superiores aos registados há um ano. O novo crédito a longo prazo a empresas triplicou, enquanto o crédito à habitação registou um crescimento homólogo de 7,9%.

A entidade galega indica na comunicação à CNMV que a direção teve “novas melhorias nos ‘ratings’” das principais agências de notação de crédito.

Agência Lusa

Editado por Jornal PT50