A 2ª edição da iniciativa Mastercard for Fintechs foi lançada nesta terça-feira e tem como objetivo “apoiar as ‘fintechs’ através de ferramentas e conhecimentos de primeira classe, para impulsionar o crescimento contínuo” e levá-las “ao próximo nível”, segundo a organização. O programa garante “acesso gratuito e exclusivo” ao conteúdo de aprendizagem da empresa, bem como a eventos em vários países da Europa Ocidental e põe ainda em disputa um prémio final de 100 mil euros em apoio de marketing.

O concurso destina-se a ‘fintechs’ que estejam em fase de investimento pré-seed, seed ou série A, que tenham implementado uma solução tangível e desenvolvam atividade num dos seis países abrangidos pelo programa, segundo explica a Mastercard. São eles: Portugal, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Espanha. As empresas devem ainda operar numa das seguintes áreas: aceitação 2.0, ‘banking & lending’, web3 e ‘blockchain’, B2B & pagamentos corporativos, PME e ‘fintech for good’.

O prémio para o vencedor, além do valor em apoio de marketing referido, inclui acesso aos recursos de patrocínio da Mastercard, acesso rápido à fase final de seleção do programa global de apoio a ‘startups’ – ‘Start Path’ da Mastercard – e apoio de mentoria de especialistas e fundadores do ecossistema, esclarece a organização em comunicado. A empresa sublinha que os participantes também vão ter direito a oportunidades de ‘networking’, visibilidade e financiamento, bem como acesso a um quadro educativo e de mentoria, com masterclasses adicionais e sessões de ‘breakout’ sobre inovação ‘fintech’, adianta.

Segundo a Mastercard, os participantes, após uma primeira análise, vão participar em eventos locais. O primeiro está marcado para 5 de junho em Madrid e diz respeito à zona da Península Ibérica, segue-se um evento em Milão a 10 de junho, França e Bélgica a 18 de setembro, com evento agendado em Paris, e, por fim, o evento final vai decorrer em novembro em Espanha.

A empresa explica que os vencedores locais têm de apresentar os seus projetos num evento final perante um júri composto por membros da Mastercard e parceiros externos. Segue-se um período de perguntas e respostas, durante o qual cada ‘fintech’ será avaliada relativamente à experiência da equipa, o grau de inovação, bem como a sua viabilidade financeira e a longo prazo, o potencial de escalabilidade e adequação estratégica à Mastercard, enumera a organização.

A Mastercard defende que continua a investir em “conhecimento, ‘network’ e recursos para garantir que as ‘fintechs’ possam escalar com sucesso”. Realça ainda que esta iniciativa está insedira na estratégia mais ampla da empresa nesta área e é um complemento para outros programas, como o Start Path, Lighthouse e Fintech Express.

A presidente da divisão da Europa Ocidental da Mastercard, Paloma Real, considera que a empresa está a trabalhar para “para um ecossistema financeiro mais interconectado e inovador para o futuro” e, por isso, entende que as ‘fintech’ desempenham um “papel crítico” na transformação do setor financeiro. Neste sentido, reforça que a Mastercard está empenhada em oferecer os recursos e ferramentas para terem sucesso.

Na edição anterior, a portuguesa Rauva foi quem levou a vitória para casa, de entre mais de 180 empresas que concorreram.