
Musk anuncia acordo com Samsung para chips Tesla AI feitos no Texas – destaca a ‘importância estratégica’
O CEO da Tesla e homem mais rico do mundo, Elon Musk, anunciou na noite de domingo que a Samsung fabricará o chip de IA de próxima geração do construtor de automóveis elétricos na sua próxima fábrica de semicondutores no Texas como parte de um acordo no valor de US $ 16.5 mil milhões (14,1 mil milhões de euros), naquilo que será um impulso significativo para o braço de fabrico de chips da Samsung.
Num processo junto das autoridades de regulação do mercado na Coreia do Sul pouco antes do anúncio de Musk, o gigante da eletrónica tinha anunciado que tinha garantido um contrato de US $ 16.5 mil milhões com uma “grande empresa global”. Com a declaração de Musk, minutos depois, ficou a perceber-se que a “grande empresa global” a que a Samsung se referia era a Tesla.
Numa publicação no X, Musk anunciou que “a nova fábrica gigante da Samsung no Texas será dedicada a fazer o chip AI6 de próxima geração da Tesla”, acrescentando: “A importância estratégica disso é difícil de exagerar”.
O acordo plurianual vai até ao final de 2033, e a fábrica de semicondutores da Samsung em Taylor, Texas, está programada para começar a operar em 2026.
Noutro post, Musk acrescentou que a Samsung concordou em “permitir que a Tesla auxilie na maximização da eficiência de fabrico”, embora o bilionário não tenha especificado se isso significava que a Tesla ajudaria a colocar a fábrica em operação.
Musk salientou que a fábrica da Samsung “está convenientemente localizada não muito longe da minha casa” e afirmou que andaria pela linha de produção “pessoalmente para acelerar o ritmo do progresso [dos trabalhos]”.
O que sabemos sobre os chips AI da Tesla?
Musk apontou que a Samsung atualmente fabrica o chip AI4 da Tesla, que a empresa anteriormente se referia como o chip HW 4.0 ou Hardware 4. O chip, que foi projetado internamente pela Tesla, ajuda a alimentar o recurso de Autopilot (piloto automático) dos veículos elétricos da empresa. O bilionário disse que a sua empresa concluiu o projeto do chip AI5, que será fabricado pela TSMC, principal rival da Samsung na produção de chips. De acordo com Musk, os chips AI5 serão fabricados primeiro em Taiwan e, posteriormente, na fábrica da TSMC no Arizona.
No mês passado, Musk apontou que o nome do chip tinha mudado de HW 5 para AI5 e afirmou que o computador Tesla AI5 teria cerca de 10 vezes a capacidade do computador HW4. A empresa tem repetidamente elogiado as capacidades de processamento de imagem dos seus chips, uma vez que, ao contrário dos concorrentes, a tecnologia de condução autónoma da Tesla depende apenas de câmaras em vez de outros sensores como radares e LiDAR (Light Detection and Ranging, que funciona através de luz laser).
Como é que os mercados reagiram?
Após o anúncio, as ações da Samsung Electronics negociadas em Seul, Coreia do Sul, subiram 6.83% para $ 50.8 (KRW 70,400). As ações da Tesla também subiram nas negociações pré-mercado no início desta segunda-feira, subindo 1.58% para US $ 321.
com Siladitya Ray/Forbes Internacional