O preço por litro do gasóleo deverá descer 6,5 cêntimos por litro a partir de segunda-feira, 14 de abril, ao passo que o da gasolina deverá recuar 7,5 cêntimos, de acordo com os dados do Automóvel Clube de Portugal.

Os valores médios praticados nas bombas na quinta-feira, 10 de abril, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), foram 1,585 euros por litro no gasóleo simples, e 1,744 euros na gasolina simples 95.

O que significa que o preço por litro na próxima semana deverá rondar os 1,52 euros no gasóleo simples, e 1,669 euros na gasolina simples 95.

O preço reflete a evolução da cotação do crude e dos produtos refinados no mercado internacional. Na semana que agora termina, os preços dos contratos de referência sofreram uma forte queda, numa altura em que a guerra comercial entre os EUA e a China intensifica o temor de uma recessão global.

Os preços em bomba, contudo, poderão diferir dos preços médios calculados pela DGEG, dependendo dos postos de abastecimento, localidade e automóveis abastecidos.