Em janeiro de 2025 foram produzidos em Portugal 23.573 veículos automóveis, o que representou uma queda de 21,7% face ao mês homólogo de 2024.

A informação estatística relativa ao primeiro mês do ano, divulgada esta terça-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), não explica o que poderá estar na origem daquela quebra, mas confirma, por outro lado, a importância que as exportações representam para o sector automóvel em Portugal.

Segundo a ACAP, 97,4% dos veículos fabricados em território nacional têm como destino o mercado externo, “o que contribui de forma positiva para o saldo da balança comercial portuguesa”, adianta aquela associação em nota de imprensa agora distribuída.

A Europa, de acordo com a ACAP, continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional (com 87,3%), com a Alemanha (18,4%), Itália (14,9%), Reino Unido (14,1%) e França (11,2%) no topo do ranking.

Em termos de grandes regiões, o mercado americano, liderado pelo Chile (5,2%), encontra-se em segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal, com 5,4% das exportações.

O continente africano surge no terceiro lugar, com 2,7% das exportações de veículos automóveis fabricados em Portugal.