‘Os nossos?’. Não me associem com os vossos ideais de m****! Denunciem! Fascismo nunca mais". Foi esta a frase escrita pela internacional portuguesa Joana Marchão após ter visto uma publicação do partido Chega de Abrantes. E agora o partido poderá ter de pagar uma indemnização. Já lá iremos.

Afinal, o que aconteceu? Na semana passada, o Chega publicou uma fotografia da renovação da futebolista com o Servette, um clube na Suíça, com a seguinte legenda: "Os nossos", uma vez que Abrantes é a terra-natal da atleta. No entanto, Joana indignou-se por não querer estar associada ao partido, que reagiu nas redes sociais e acabou por eliminar a publicação.

"A Concelhia de Abrantes, já se retratou por usar a foto de Joana Marchão, sem autorização. A referir que a imagem partilhada é pública. O Chega de Abrantes, quis apenas parabenizar a jovem, visto ser o Chega (que é feito de pessoas de todo o concelho) pelos da terra. Não usámos a imagem da jovem em em prol do partido. Mais uma vez parabéns Joana Marchão por representar tão bem a cidade de Abrantes", lê-se.


Luis Rubiales condenado por beijo polémico a Jennifer Hermoso na final do Mundial feminino


No entanto, em termos legais esta ação poderá ter consequências, de acordo com o que advogada Patrícia Santos Ferreira explicou no 'Primeiro Jornal', da SIC: "O partido poderia ter utilizado a imagem para dar os parabéns à jogadora, partilhando a publicação da mesma. Aí sim, ao partilhar a publicação é possível estarmos a utilizar essa imagem, mas o que aconteceu neste caso não foi isso. Não partilhou uma publicação, utilizou uma imagem", começou por dizer.

"Aqui poderá estar em causa a violação dos direitos de personalidade de uma pessoa. Porquê? Porque há uma imagem que é utilizada em benefício de um terceiro e que poderá ser objeto de indemnização caso essa pessoa entenda que houve benefícios pela utilização da sua imagem e o prejuízo até para si porque estão a conotá-la com algo que a mesma não pretende e nem sequer autorizou essa ligação", esclareceu.