O Grupo Santander confirmou oficialmente que está em conversações com o Erste Group Bank para a possível venda de uma participação de 49% na sua filial polaca. Numa comunicação enviada à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), nesta segunda-feira, o banco liderado por Ana Botín declara que “o Banco Santander, em resposta à especulação sobre uma possível transação relacionada com o Santander Bank Polska, confirma que recebeu interesse de várias partes e que está em conversações com o Erste Group Bank AG para a possível venda de uma participação de 49% no Santander Polska”.

Na mesma comunicação, o banco espanhol sustenta que “não há certezas de que as conversações conduzam a um acordo e, em, em qualquer caso, a conclusão da transação estaria sujeita a condições. Se for esse o caso, será feito um novo anúncio”.

A comunicação surge após a especulação de desinvestimento do negócio do banco na Polónia que se instalou no mercado nos últimos dias.

Segundo o jornal espanhol El Economista, a filial polaca é responsável por 6% das receitas do grupo. Esta participação vale cerca de 6,3 mil milhões de euros nos mercados.

O Grupo Santander, incluindo o banco em Portugal, divulga os resultados relativos ao primeiro trimestre nesta quarta-feira, 30 de abril.