
O banco britânico Standard Chartered e a OKX, uma bolsa de criptomoedas, anunciaram o lançamento de um programa inovador de espelhamento de garantias, que permite que clientes institucionais utilizem criptomoedas e fundos do mercado monetário ‘tokenizados’ como garantia fora da bolsa para negociação.
Esta iniciativa, segundo os próprios, “aumenta significativamente” a segurança e a eficiência de capital para clientes institucionais, utilizando um banco globalmente importante do ponto de vista sistémico (G-SIB) como depositário das suas garantias.
“Entendemos a importância crítica de soluções de custódia robustas e seguras, especialmente no cenário de ativos digitais em evolução, e nossa colaboração com a OKX para permitir o uso de criptomoedas e fundos do mercado monetário tokenizados como garantia representa um passo significativo para fornecer aos clientes institucionais a confiança e eficiência de que precisam”, afirma Margaret Harwood-Jones, diretora global de Serviços de Financiamento e de Valores Mobiliários do Standard Chartered, em comunicado. E acrescenta: “Ao alavancar a nossa infraestrutura de custódia estabelecida, estamos a garantir os mais elevados padrões de segurança e conformidade regulamentar, promovendo uma maior confiança no ecossistema de ativos digitais”.
A capacidade de espelhamento de garantias foi lançada como um piloto dentro da estrutura regulatória da Autoridade Reguladora de Ativos Virtuais de Dubai (VARA) e permite que os clientes beneficiem de uma “proteção aprimorada” contra o risco de contraparte, uma preocupação significativa nos atuais mercados de ativos digitais.
O Standard Chartered atua como depositário independente e regulamentado no Centro Financeiro Internacional do Dubai (DIFC), regulado pela Autoridade de Serviços Financeiros do Dubai, assegurando o armazenamento seguro dos ativos utilizados como garantia, enquanto a OKX, através da sua entidade regulamentada pela VARA, gere as garantias e facilita as transações.
Hong Fang, presidente da OKX, afirma, por sua vez, que “à medida que o ecossistema de ativos digitais se torna mais enraizado nas finanças tradicionais, esforçamo-nos por impulsionar o crescimento e salvaguardar os ativos dos clientes da forma mais eficiente em termos de capital. Ao alavancar a posição do Standard Chartered como um dos principais custodiantes globalmente, bem como a liderança de mercado da OKX no comércio de criptomoedas, a parceria estabelece um padrão da indústria para clientes institucionais atuais e potenciais para implantar capital comercial em escala em um ambiente confiável”.
O Franklin Templeton será o primeiro de uma série de fundos do mercado monetário que serão oferecidos ao abrigo do programa OKX-SCB.