
O documentário português 'O Visconde Indomável', filmado entre a Ribeira Brava, na Madeira, a Vidigueira, no Alentejo, e Lisboa foi premiado com o Gold Award, na categoria Documentário – História no World Media Festival 2025, em Berlim, na Alemanha.
Com dois episódios de 50 minutos, o documentário retrata a vida de Francisco Correia de Herédia, Visconde da Ribeira Brava, uma figura importante da história de Portugal, ligada ao ativismo político, no período entre o final da monarquia constitucional e a primeira República.
"Produzido pela empresa madeirense Episódio Proeza Filmes, liderada por Jéssica Gouveia e João Francisco Santos, com realização de José Abrantes e direção de fotografia de João Paulo Santos, este prémio reconhece a força de uma história portuguesa contada com verdade, beleza e coragem. O projeto contou com o apoio e inspiração dos municípios da Vidigueira e da Ribeira Brava, reforçando as pontes entre territórios e memórias. Voltamos de Berlim com o coração cheio, o troféu na mala e ainda mais vontade de criar”, lê-se na página de Facebook da produtora Episódio Proeza Filmes Lda.
O documentário intimista tem também a particularidade de ter como protagonista a atriz Inês Herédia, tetra-neta do próprio visconde.
Este prémio é a segunda distinção recebida pelo documentário. No ano passado viu o trailer ser premiado na categoria Marketing and Promotions: Teasers and Trailers.