
O recital ao ar livre da Orquestra Clássica do Centro, dirigida pelo maestro José Eduardo Gomes, com vários solistas que estão de regresso à Bendada, na sexta-feira, pelas 21:30, marca o início de dez dias de atividades na localidade do concelho do Sabugal que ganhou o cognome de Aldeia da Música.
"Vamos receber artistas internacionais e portugueses e 45 jovens músicos que vão estar aqui em formação num regime de masterclass intensivo. São mais de uma centena, de vários instrumentos, que vão protagonizar os concertos", realça Inês Andrade, fundadora e diretora artística do festival, em declarações à agência Lusa.
Com raízes familiares na Bendada, a também pianista, justifica a longevidade do festival nesta pequena aldeia do distrito da Guarda com o facto de a localidade ser "uma terra onde toda a gente adora música", mas também porque os seus habitantes são "muito acolhedores" para os artistas e os jovens músicos.
"Contamos também com o apoio da Junta, do município do Sabugal e de outras entidades locais e internacionais. Tudo é possível graças a esta comunidade, que trabalha em conjunto, com muita teimosia e persistência, para que este festival continue a realizar-se ano após ano", elogia.
Inês Andrade afirma que há cada vez mais turistas, mais público, mais artistas na Bendada por ocasião do festival, que "já traz muitos benefícios para a economia local, como a restauração e a hotelaria".
Ao longo destes anos, o festival também tem contribuído para o surgimento de novos músicos.
"Há músicos da aldeia que já são profissionais, e agora professores no festival, que começaram aqui, nas primeiras edições", refere a diretora artística.
Os concertos programados vão decorrer em espaços muito diferentes, não só na Bendada, mas também no Sabugal, sede do concelho, na Aldeia Histórica de Sortelha e na Quinta dos Termos, um produtor de vinhos do concelho de Belmonte, no distrito de Castelo Branco.
Na segunda e terça-feira, dias 28 e 29 de julho, realiza-se o ciclo "Jovens Talentos" no auditório da Casa da Música da Bendada, com os alunos selecionados da Artist Academy 2025, que termina com um concerto no Largo da Igreja.
A 30 de julho, pelas 21:30, o festival muda-se para Sortelha, onde o violoncelista Levon Mouradian vai atuar com alunos selecionados e professores nas ruínas da Igreja da Misericórdia.
No dia seguinte, o pianista norte-americano Jeffrey Swan, que estará pela terceira vez na Bendada, dará um concerto na Casa da Música
Já no dia 01 de agosto, também pelas 21:30, há um concerto sinfónico no castelo do Sabugal, que será a prova final do concurso para solista com a orquestra do festival, sob a direção de Henrique Constância.
Para 02 de agosto está programada uma maratona musical ao luar com apresentações a solo e excertos de ópera por alunos da Artist Academy.
O concerto de encerramento do Bendada Internacional Music Festival está agendado para as 16:00 de 03 de agosto.