Morreu o músico maliano Amadou Bagayoko, da dupla (e casal) Amadou & Mariam. Tinha 70 anos.

Em declarações à Agência France-Presse, a família do músico afirmou que este faleceu na sexta-feira, após doença. “Já estava doente há algum tempo”, explicou o seu genro, Youssouf Fadiga.

O agente da dupla, Yannick Tardy, revelou que Amadou se sentiu extremamente fatigado e foi transportado para uma clínica de saúde, onde acabou por falecer.

Desde 1974 que Amadou e Mariam Doumbia, ambos cegos, atuavam juntos, tendo lançado vários cassetes em África antes de assinarem pela editora Emarcy, subsidiária da Polygram, em 1996.

Em 2006, foram escolhidos para compor a canção oficial do Campeonato do Mundo de Futebol, que decorreu na Alemanha, e atuaram na Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de 2024. “Welcome to Mali”, disco de 2008, foi nomeado para um Prémio Grammy de Melhor Álbum de Músicas do Mundo.

Ao longo da sua carreira, tocaram ainda com nomes como Damon Albarn, dos Blur e Gorillaz, e David Gilmour, ex-Pink Floyd, um dos músicos preferidos do casal.

No Instagram, o músico francês Manu Chao, que produziu o disco “Dimanche a Bamako”, prestou homenagem a Amadou com uma fotografia de ambos e a mensagem “estaremos sempre juntos”.

Amadou & Mariam atuaram por diversas vezes em Portugal, em festivais como o FMM Sines ou o Med Loulé.