Foi considerada a personalidade do ano pela Revista Time, em 2023; é a artista mais ouvida de 2024 no Spotify e acaba de concluir a digressão mais lucrativa de sempre, a The Eras Tour – que teve passagem pelo Estádio da Luz, em Lisboa. Taylor Swift é, indiscutivelmente, a maior estrela pop mundial da atualidade.
Uma carreira sem comparação, em apenas 35 anos de vida – completados esta sexta-feira, dia 13 (o famoso número da sorte da cantora) de dezembro. Percorremos, por isso, os 35 maiores êxitos da cantora, de acordo com a classificação da Billboard, a tabela que mede as vendas físicas e digitais, o streaming online e o tempo de exposição da música na rádio.
35 - “Fifteen”
Incluído no álbum Fearless, de 2008, o tema leva uma recém-tornada-adulta Taylor a fazer uma (ainda que curta) viagem no tempo, até aos seus 15 anos, para recordar os momentos do início do ensino secundário. As primeiras paixões, as primeiras amizades para a vida e uma especial nostalgia adolescente fizeram da canção um êxito. Chegou ao 23.º lugar da tabela da Billboard e conta, atualmente, com mais de 120 milhões de streams no Spotify.
34 - “All Too Well (Taylor’s Version)”
Se perguntarem ao exército de fãs da cantora - os “swifties”-, a maior parte dirá que é “a melhor” canção de Taylor Siwft . Esta ‘fan favorite’ foi inicialmente lançada em 2012, no álbum Red, mas subiu a um nível estratosférico de popularidade quando, há três anos, a cantora lançou a versão alongada do tema – com 10 minutos e (nada mais, nada menos) 13 segundos. O sucesso do tema foi tanto que, para videoclipe, foi até feita uma curta-metragem, realizada pela própria Taylor Swift e protagonizada pelos atores Sadie Sink (Strangers Things) e Dylan O'Brien (Teen Wolf), que foi exibida nos festivais de cinema de Tribeca e Toronto.
33 - “22”
Se alguém faz 22 anos, não há como lutar contra: este é o tema que vai ter de tocar na festa de aniversário. Um dos temas mais animados do álbum Red, de 2012, é uma celebração da juventude, do espírito livre e das incertezas de quem já é adulto, mas ainda não se sente preparado para o ser. Chegou ao número 20 da tabela da Billboard.
32 - “…Ready for It?”
É o tema de abertura do álbum Reputation, lançado por Taylor Swift em 2017, e marca uma viragem na imagem da cantora. É o momento da carreira em que decide abandonar o rótulo de ‘good girl’ e usar como bandeira todas as críticas de que era alvo. O tema, que chegou ao quarto lugar da tabela da Billboard, representa também um novo recorde para Taylor: fá-la superar os Beatles na contagem dos artistas com mais êxitos neste top.
31 - “Cardigan”
O single de lançamento (e um dos temas da trilogia escondida) do álbum que representaria uma das maiores viragens na carreira da cantora. Com Folklore, álbum de 2020 - lançado, de surpresa, em plena pandemia -, Taylor Swift mergulha nas sonoridades indie e alternativas. Conquista o público, a crítica e os pares, chegando ao topo da tabela da Billboard e vencendo o Grammy de álbum do ano.
30 - “Lover”
Não será à toa que é um dos temas mais escolhidos para “primeiras danças” em casamentos. “Lover”, de 2019, é, literalmente, uma ode ao amor. À partilha de um sentimento, do coração, da vida, com alguém. Um dos temas mais românticos de uma das Taylors mais apaixonadas (e não foram poucas) com que a carreira da cantora já nos presenteou. Alcançou a 10.ª posição no top da Billboard e fecha o top 5 das músicas da artista com mais streams no Spotify (são já mais de 1,6 mil milhões!)
29 - “White Horse”
Consta que é a música que conta o que acontece às princesas depois do “e viveram felizes para sempre”. Afinal, mesmo que apareça um príncipe num cavalo branco para salvar uma donzela, a vida real não é um conto de fadas. A canção, lançada em 2008, alcançou o sortudo número 13 no top da Billboard.
28 - “Today Was a Fairytale”
E porque o que é a vida sem um pouco de transição, segue-se no top uma canção precisamente sobre... contos de fadas. Mas daqueles do dia a dia. Das relações adolescentes e dos primeiros encontros que fazem as coisas mais mundanas parecerem mágicas. O tema, de 2010, lançado a propósito de um filme sobre o Dia de São Valentim, chegou ao número dois da tabela da Billboard.
27 - “Two Is Better Than One” Boys Like Girls feat. Taylor Swift
Uma colaboração com a banda norte-americana de pop rock Boys Like Girls, lançada em 2009 - e que não engana ninguém, se dissermos que não é do início do milénio. Chegou ao número 18 da tabela da Billboard.
26 - “Willow”
Com Evermore, álbum irmão de Folklore (ambos lançados, sem aviso, durante o confinamento, em 2020), Taylor Swift continua na senda indie e folk, conectando-se com o espírito da natureza e energia witchie feminina. Willow é o grande single que sai desse álbum e que também chega ao primeiro lugar do top da Billboard.
25 - “I Can Do It With a Broken Heart”
Um dos grandes últimos êxitos de Taylor Swift, tirado do álbum The Tortured Poets Department, lançado já durante a grande digressão mundial da cantora, 'The Eras Tour'. Um tema que a artista mostra como, muitas vezes, as aparências iludem – e, com a ironia e o sarcasmo em níveis máximos, reflete sobre como foi passar, sob os holofotes, por um dos períodos mais complicados da sua vida. Chegou ao 3.º lugar da tabela da Billboard, onde se manteve durante mais de seis meses.
24 - “Back to December”
Incluída no álbum Speak Now, de 2010, é uma balada romântica, em que o eu lírico assume que foi ele que errou e arruinou aquilo que poderia ter sido um amor com futuro. Atingiu o número seis da tabela da Billboard.
23 - “Lavender Haze”
Um dos grandes singles de Midnights, álbum de 2022, que apanha Taylor Swift numa fase de transição. Fala sobre uma relação que não se conforma com os parâmetros da sociedade e aquilo que querem que ela represente. Subiu até ao 2.º lugar do top da Billboard.
22 - “Delicate”
É o tema contrastante, entre os singles de Reputation. Em vez de dureza, rispidez e controvérsia, Taylor opta pela delicadeza, vulnerabilidade e sinceridade, convidando o público a mergulhar mais fundo e descobrir aquilo que está para lá da superfície neste álbum. Alcançou o 12.º lugar da tabela da Billboard.
21 - “Me!” feat. Brendon Urie
Tido como um dos temas menos preferidos entre os fãs, “Me!” pode apresentar-se como algo infantil ou até um retrocesso no caminho musical que Taylor Swift vinha a fazer. No entanto, a colaboração com Brendon Urie, dos Panic! atthe Disco, marca o regresso da artista a um registo mais leve (e feliz), com Lover, em 2019. E claro que não deixou de ser um êxito comercial, chegando ao número dois do top da Billboard.
20 - “You Need To Calm Down”
Uma canção de protesto – mas do protesto pacífico, do que opta pelo amor, em vez das armas. Declaradamente um hino de apoio à comunidade LGBTQ+, é também uma canção de apelo à sororidade e contra o espírito tóxico no meio do entretenimento. Lançado em 2019, quando Taylor Swift já assumiu as suas visões políticas, é declaradamente uma apoiante democrata, chega ao número dois da tabela da Billboard.
19 - “Is It Over Now? (Taylor’s Version) [From the Vault]”
Quando, em 2023, Taylor Swift regravou o álbum 1989 (inicialmente lançado em 2014), incluiu - como vem sendo tradição, nos álbuns regravados da cantora (após uma polémica disputa com a sua antiga editora discográfica pelos direitos das músicas) - alguns temas nunca antes lançados. Este é um deles e conseguiu um feito assinalável: chegar ao primeiro lugar da tabela da Billboard.
18 - “Our Song”
Assinalado como o primeiro grande êxito da cantora, tornar-se-ia difícil encontrar, daí para a frente na carreira de Taylor Swift, Country mais no seu estado puro do que em “Our Song”, de 2006. Uma Taylor adolescente, no seu lado mais brincalhão e descontraído, que subiu até ao 16.º lugar da tabela da Billboard.
17 - “Fortnight” feat. Post Malone
Uma inesperada colaboração com o rapper norte-americano Post Malone, “Fortnight” é o single de lançamento do mais recente disco de Taylor Swift, The Tortured Poets Department. O álbum, lançado em abril deste ano, pode ser lido como um dos mais honestos (além de prolíferos) trabalhos da artista. O single passou duas semanas no primeiro lugar do top da Billboard.
16 - “Karma” feat. Ice Spice
Um remix que conta com a participação da jovem rapper nova-iorquina Ice Spice, “Karma” surge em 2022, como parte do álbum Midnights. Uma canção de reconciliação com o universo - e um hino dos 'swifties' que foi além da 'fandom' e tomou conta da internet. Subiu até ao segundo lugar do top da Billboard.
15 - “Teardrops on My Guitar”
Uma balada sobre um doloroso desgosto amoroso (como as melhores são), que, num caminho algo meta, faz o eu lírico chorar sobre a guitarra com que toca esta canção. Uma Taylor Swift destroçada, no seu álbum homónimo de estreia, e que, em 2008, chega, mais uma vez, ao sortudo número 13 da tabela da Billboard.
14 - “Mine”
Dos últimos registos Country de Taylor Swift, quando começa a preparar-se para fazer a transição para o Pop, “Mine” é o single de lançamento do álbum de 2010, Speak Now. Atingiu o 3.º lugar do top da Billboard.
13 - “Look What You Made Me Do”
Quando Taylor Swift aparece com “Look What You Made Me Do”, em 2017, surpreende a indústria de rajada. Muda de som, de imagem e tem algo de novo para dizer. É uma ‘revenge song’ e uma tirada agressiva contra os média, a indústria e aquilo que dela fizeram até àquele ponto - além de uma autoreflexão sobre as múltiplas personas que criou. Tornou-se na quinta canção da artista a chegar ao primeiro lugar do top da Billboard.
12 - “Style”
O expoente máximo do Pop na carreira de Taylor Swift, “Style” é um dos grandes singles de 1989, álbum lançado em 2014. Um mergulho na sonoridade synthpop e uma aposta ganha, com o tema a alcançar a 6.ª posição na tabela da Billboard.
11 -“Wildest Dreams”
Outro dos grandes singles de 1989, “Wildest Dreams”, de 2014, evoca paixões ardentes e proibidas, que só podem ter concretização nos sonhos mais loucos. O tema chegou ao top 5 da tabela da Billboard.
10 - “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)” with Zayn
Um tema que, além de Taylor Swift, conta com mais dois componentes para justificar o tremendo êxito que teve: o fator One Direction (trata-se de uma colaboração com um dos antigos integrantes do grupo, Zayn Malik) e o fator Fifty Shades of Grey (filme-sensação entre o público feminino, e cuja banda sonora canção integrou). Alcançou o segundo lugar da tabela da Billboard e é, ainda hoje, o terceiro tema da cantora mais ouvido no Spotify, com mais de 1,7 mil milhões de streams.
9 - “Bad Blood” feat. Kendrick Lamar
Mais um single do álbum de 2017 Reputation, conta com a participação do aclamado rapper californiano Kendrick Lamar e com um videoclipe cheio de superestrelas, entre outras cantoras, atrizes e modelos – o famoso squad de amigas de Taylor. Esteve durante uma semana no primeiro lugar do top da Billboard.
8 - “We Are Never Ever Getting Back Together”
A canção dirigida àquele ‘ex’ com o qual não se quer mesmo voltar, foi o tema que deu a Taylor Swift o seu primeiro lugar no topo da tabela da Billboard. E por lá ficou durante três semanas seguidas. Faz parte do álbum Red, de 2012.
7 - “I Knew YouWereTrouble”
Outro tema de Red, de 2012, este mais a assinalar a transição para o Pop-eletrónico que viria com o álbum seguinte. “I Knew You Were Trouble” fala de um romance que se sabe errado à partida, mas no qual se decide aventurar de qualquer modo – lembrando que, depois, há consequências com as quais se terá de lidar. Alcançou o 2.º lugar do top da Billboard (e deu origem a um dos maiores memes da internet na altura).
6 - “Love Story”
Até hoje, uma das canções pelas quais Taylor Swift mais é reconhecida. Neste tema, a cantora encarna o papel de Julieta, à espera do seu Romeu – e, no final, consegue (pelo menos, por enquanto) o final feliz com que tanto sonhara. O grande single de Fearless, de 2008, que chegaria ao quarto lugar da tabela da Billboard.
5 - “Blank Space”
Se há canção onde Taylor Swift coloca toda a ironia que cabe dentro dela, é “Blank Space”. Perante as críticas da sociedade machista, a artista encara o papel da mulher “histérica” e "louca" que tudo faz para destruir a vida do homem. É um dos maiores êxitos de toda a carreira da cantora, passando, entre 2014 e 2015, sete semanas no primeiro lugar do top da Billboard. É, ainda hoje, a segunda canção mais ouvida da artista no Spotify, tendo já ultrapassado 1,9 mil milhões de streams.
4 -“You Belong With Me”
Outro hino adolescente, entre aqueles que mais ajudaram a catapultar Taylor Swift para o estrelato ‘mainstream’. As paixões não correspondidas da época escolar são a base para o êxito, lançado em 2008, que chegou ao segundo lugar do top da Billboard.
3 - “Anti-Hero”
O single principal de Midnights, de 2022, que passou semanas e semanas no primeiro lugar da tabela da Billboard. Um mea culpa da artista, que se assume como o anti-herói da sua própria vida. E quase parece ilegal termos acesso a tanta honestidade por parte de uma superestrela. Mas Taylor Swift deixa-nos, com este tema, aceder a ela.
2 - "Cruel Summer"
Não era para ser um single, Taylor Swift achava que não tinha potencial. Os fãs discordaram e fizeram de “Cruel Summer”, de 2019, uma das maiores canções de sempre da artista. Chegou ao primeiro lugar do top da Billboard e é a única música da cantora, até ao momento, a ultrapassar os dois mil milhões de streams no Spotify.
1 - “Shake It Off”
O tema que todos reconhecem, cantam e ao som do qual, literalmente, se abanam. “Shake It Off” é, indiscutivelmente, o êxito dos êxitos de Taylor Swift. O grande single pop, vindo do disco de viragem da cantora, 1989 – vencedor do Grammy de álbum do ano. Ficou quase seis meses no top da Billboard. Consta que, em Portugal, durante o concerto da cantora no Estádio da Luz, provocou até um pequeno tremor de Terra...