
Sob o tema 'O palco europeu perante os desafios do presente', no dia 5 de junho pelas 20h horas locais, B Fachada, nome artístico de Bernardo Fachada, de 41 anos, e "uma das figuras mais importantes do panorama musical português do século XXI", segundo a organização, apresenta-se durante uma hora no teatro Les Abbesses.
"Autor, compositor, multi-instrumentista e produtor, compôs desde 2007 mais de 10 álbuns que exploram temas que vão da tradição à pop experimental. [...] As suas atuações são uma mistura constante de humor e poesia, acústico e eletro", afirma a organização.
O Teatro do Vestido apresenta a peça 'Intimidades Com A Terra' entre 23 e 24 de junho pelas 20 horas no teatro Sarah Bernhardt.
"Um espetáculo sobre a terra, as suas espécies, os primórdios da antropologia e a metodologia desta ciência", explorando o pensamento colonizador que se manifesta no encontro com o outro, segundo o Théâtre de la Ville.
Neste espetáculo, Joana Craveiro, de 51 anos, "regressa ao formato de solo aprofundado, no qual vai ao cerne dos temas que se propõe abordar, oferecendo ao espectador uma viagem, um pacto de descoberta e exploração mútuas. A peça abre com um prólogo interpretado por Estêvão Antunes e Tânia Guerreiro", acrescenta.
Sendo já presença habitual no Théâtre de la Ville, a dançarina Tânia Carvalho apresenta o espetáculo 'As I Could Stay There for Ever' nos dias 28 e 29 de junho pelas 17h horas no teatro Sarah Bernhardt, numa noite partilhada com o dançarino espanhol Pol Jiménez.
"Entre a ondulação e a segmentação, este solo mergulha o espetador num estado quase hipnótico", através da dança de Tânia Carvalho, de 41 anos, que em 2021 foi convidada para criar a peça "One Of Four Periods In Time (Ellipsis)" com bailarinos do Ballet Nacional de Marselha, afirma a organização.
A temporada 24-25 do festival Chantiers d'Europe conta ainda com a presença de espetáculos de artistas da Bélgica, Itália, Espanha, Grã-Bretanha e Irlanda, num ano em que a iniciativa celebra 15 anos de existência, com o objetivo de oferecer uma perspetiva mais ampla da Europa.
Entre 06 e 18 de maio, o evento ocorrerá em Florença, na Itália, numa parceria entre o Teatro della Pergola e o Théâtre de la Ville que deu origem à criação da peça 'Pessoa - Since I've been me', de Robert Wilson, interpretada em inglês, francês, italiano e português.