
A segunda edição já está marcada. Vai acontecer entre 30 de outubro e 1 de novembro. Chega para três dias de festa - mais um do que no ano passado - e promete uma vasta programação que celebra a sétima arte, mas não só.
Haverá exibições de filmes, americanos e portugueses, séries, podcasts, showcases musicais, bem como conversas ao vivo com estrelas internacionais e locais.
O Beato Innovation District, no Rio Tejo, sede da Unicorn Factory de Lisboa e um centro cultural para startups, volta a ser o principal ponto de encontro. O festival vai contar com “espaços melhorados, exibições aprimoradas e uma atmosfera ainda mais acolhedora para todos os participantes".
"No ano passado, a cidade de Lisboa recebeu o Tribeca de braços abertos e encontrámos um lar longe de casa, um refúgio criativo repleto de inspiração e inovação. Este ano, estamos entusiasmados por regressar para o segundo Tribeca Festival Lisboa", disse Jane Rosenthal, cofundadora e CEO da Tribeca Enterprises.
Para Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, “o primeiro ano do Tribeca Festival Lisboa foi uma experiência incrível e única para o público português. Estamos entusiasmados por acolher este evento mais uma vez, onde vamos aumentar o talento, o conteúdo de qualidade e as conversas inesquecíveis.
Já o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, diz que o regresso do evento à capital portuguesa significa um reforço do “compromisso com a cultura e a inovação artística”.
“Receber este prestigiado festival na Unicorn Factory não só destaca a energia criativa da cidade, mas também consolida Lisboa como um grande polo cultural global. É uma honra dar as boas-vindas ao Tribeca mais uma vez, e estamos ansiosos pelas experiências enriquecedoras que trará para a nossa comunidade”.
Estrelas, filmes e muitas conversas
A primeira edição, que teve como parceiros a SIC e a Opto, abriu com a estreia em Portugal de “Anora” de Sean Baker. Mas foram vários os destaques do festival.
Os participantes puderam assistir a conversas ao vivo com os cofundadores do Tribeca, Robert De Niro e Jane Rosenthal, Whoopi Goldberg e com artistas como Patty Jenkins, Griffin Dunne, Chazz Palminteri, Ricardo Araújo Pereira, Daniela Ruah, Sara Sampaio, Joaquim de Almeida e César Mourão.
O festival de cinema expandiu internacionalmente pela primeira vez entre 2009-2012 com o Doha Tribeca Film Festival, o primeiro festival de cinema no Qatar.
Saiba mais sobre o Festival Tribeca e relembre a edição do ano passado.