
As filmagens da novela A Herança terminam no final de maio, mas Laura Dutra tem de sair mais cedo por motivos profissionais e já gravou o desfecho da sua personagem. Desde o início da novela que a picardia entre a sua personagem, Teresinha, e Bernardo, papel de Rui Pedro Silva, conquistou a atenção do público e tornou-se viral, chegando mesmo a haver grupos no Whatsapp e páginas no Tik Tok com as cenas mais hilariantes dos dois. Teresinha e Bernardo tornaram-se um fenómeno e são o casal-sensação das novelas do momento. Agora, a nossa/sua revista conta-lhe como terminam.
Leia ainda: Rui Pedro Silva brilha em A Herança: Arranhões e braços doridos
Apesar de Bernardo ainda ter uma relação com Rosarinho (Beatriz Barosa), com quem mais se identifica no estilo de vida, a verdade é que continua a gostar da afilhada de Sofia (Patrícia Tavares) e, no final, termina ao lado de Teresinha, mas, até lá, ainda muitos conflitos vão surgir entre os dois.
Na reta final da trama, vai aparecer o pai de Teresinha, mas a jovem não reage bem. Opta por sair de Ribeira Fria e vai uma temporada para São Tomé e Príncipe, como voluntária. E é aqui que se dá a grande reviravolta na sua vida. Nós contamos-lhe como tudo se vai passar. Teresinha está em cima de uma escada, a ajudar um aldeão, ignorando o padre, que lhe pede para descer, pois pode cair, e frisa que aquilo não é trabalho para uma mulher. Nisto, ela avista uma carrinha a chegar. Vai descer, mas detém-se ao ver uma figura masculina, com roupas de safari, a sair do lugar do pendura. “Quem é aquele? Outro voluntário? Vem bem vestido, sim senhora! Até me faz lembrar o… Fuinha?!”, diz, chocada, ao reconhecer Bernardo. As crianças correm para ele. Bernardo pede-lhes calma. Teresinha, ainda no topo das escadas, chama-o. “Bernardo?! És mesmo tu?! O que é que estás aqui a fazer?” Ele pede-lhe que desça, mas ela responde: “Ainda agora chegaste e já me estás a dar ordens?” Nesse momento, ela quase cai das escadas, mas Bernardo apanha-a. Preocupado, ele questiona se ela está bem. “Estou, mas tu continuas a ser um tarado!” As crianças começam a rir, mas ela manda-as afastarem-se. Teresinha quer saber como ele a encontrou. Este revela: “A minha mãe perguntou à tua madrinha e as duas acharam que estava na altura de acabarmos com esta separação estúpida.” De seguida, acusa-a de ter sido uma cobarde por se ter ido embora e mente, dizendo: “Eu vim fazer trabalho voluntário. Calhou estar na mesma aldeia que tu. Foi só isso.” Ela não acredita e diz: “Deves! Deves!” E afasta-se. “Atravessei meio mundo para vir ter com ela”, desabafa o filho de Pilar (Mariana Monteiro) com as crianças. Ao longe, ela olha-o com amor e assume: “Tinha mesmo muitas saudades tuas, fuinha.” Depois de conversarem, ele diz que se vai embora e dar-lhe o tempo que ela precisa. Contudo, Teresinha pede-lhe: “Estou farta de ter paz. O meu problema agora é que tenho muitas saudades tuas. Tantas, que até me dói o peito. Amo-te.” Ela puxa-o para si e beija-o. Bernardo abraça-a, feliz.
A última cena
Dias depois, ele prepara-lhe uma surpresa com a a ajuda do padre. A aldeia está decorada e o ambiente é de festa. Com um ramo de flores silvestres, rodeado das crianças, Bernardo ajoelha-se e diz-lhe: “Vim de Portugal sem nada disto em mente, então não te trouxe uma joia de família para fazer as coisas como deve ser. Fui eu que fiz.” Ela interrompe-o. “Levanta-te, fuinha… o que é que estás a fazer?” Mas ele continua: “Pode não estar bonito, mas limei bem as lascas, não te vais espetar. Teresinha Santos, queres casar comigo?” Ao que ela responde: “Não!” Ele fica em choque e ela reforça: “Claro que não! Sabes quantos anos é que eu tenho? E tu? Somos muito novos para casar! E eu tenho o 12.º para acabar, mais o curso de engenheira mecânica para fazer. A madrinha mata-te se me casar agora.” Incrédulo, ele questiona: “Mas… eu… Estás mesmo a dar-me nega?” Ela tira-lhe o anel e enfia-o no dedo. “Estou! Mas quero o anel. E amo-te à mesma! Vamos comer.” Atordoado, ele questiona: “Queres ir comer? Eu pedi-te em casamento. Recusaste-me à frente desta gente toda! É uma vergonha!” Divertida, ela responde: “Tenho fome! Eu não quero casar agora. Pergunta-me outra vez daqui a cinco… não, daqui a dez anos.”
O som dos tambores abafa a discussão dos dois. Percebemos que vão ser felizes para sempre… no meio de discussões infindáveis.
Veja também: Beatriz Barosa: Conheça todos os detalhes da nova personagem da atriz… na SIC!
Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt); Fotos: Divulgação SIC