Na terça-feira, dia 21 de janeiro, o Príncipe William visitou a base do Centrepoint em Ealing, no noroeste de Londres, para celebrar os seus 20 anos como patrono da organização. Durante a visita, conversou com jovens que beneficiaram do apoio do Centrepoint, que os ajudou a superar a falta de moradia e a seguir novos caminhos na educação e no empreendedorismo. William participou ainda numa partida de futebol de mesa, onde comentou: “Parece que isso está a ficar sério, não quero decepcioná-lo!”
Bethany, uma das utilizadoras do serviço, partilhou com o príncipe a sua experiência de ter ficado sem-teto aos 17 anos, com uma criança pequena, e como o Centrepoint a ajudou a reerguer-se. Ela contou que o apoio da organização foi fundamental para que conseguisse estudar na London School of Economics. William, aplaudindo o seu exemplo, comentou: “Você é um dos exemplos brilhantes de como o Centrepoint pode ajudar as pessoas“.
O príncipe William envolveu-se numa partida de boxe
Durante a visita, William também se envolveu numa sessão de treino de boxe com a Boxwise Foundation, organização que trabalha com jovens desfavorecidos, ajudando a combater a violência e os crimes com facas através do desporto. O príncipe, que recebeu um par de luvas de boxe de Charlie Beatt, treinador profissional, participou num exercício com um grupo de jovens, tentando desferir jabs de esquerda e direita, e admitiu: “Já estou a suar muito.” Após o treino, William disse ao treinador: “Talvez eu volte a lutar boxe! Já faz um tempo, muito tempo na verdade, mas é um trabalho muito duro.”
Leia ainda: Faz promessa delicada sobre Camilla ao Rei Carlos III
Na conversa com outros jovens, William reforçou a importância de proporcionar uma rede de segurança desde cedo, para evitar que os jovens se vejam forçados a desistir dos seus sonhos. A visita também destacou a relevância do programa “Homewards”, que William está a liderar, com o objetivo de acabar com a falta de moradia ao reunir empresas, instituições de caridade e autoridades locais. O CEO do Centrepoint, Seyi Obakin, elogiou William pelo seu empenho e a forma como se envolve de maneira genuína nas causas sociais, destacando que ele tem sido um verdadeiro embaixador.