
Jorge Nuno Pinto da Costamorreu este sábado, 15 de fevereiro, aos 87 anos. Cláudia Campo foi a mulher que esteve ao seu lado até ao fim dos seus dias. Com 40 anos de diferença, os dois trocaram alianças em agosto de 2023, após seis anos de relação. Este foi o quinto casamento do antigo presidente do FC Porto.
“Das [paixões] a sério, fui um homem de poucas. A grande paixão foi o Futebol Clube do Porto", contou Pinto da Costa no 'Alta Definição', da SIC, no ano passado. “Acho que devo respeitar todo o passado porque o passado não me envolve só a mim, envolve outras pessoas (...) A beleza atrai-me [no sexo feminino]. Mas depois tem de ser mais do que isso. A pessoa tem de ter carácter, e isso para mim é mesmo muito importante“, disse, na altura.
Além de negar ter sofrido por amor, o antigo dirigente desportivo também "nunca se incomodou" com a diferença de idades: "Eu sigo pela minha cabeça. Nunca deixei de tomar nenhuma atitude por ter medo do que venham a dizer", afirmou, em conversa com Daniel Oliveira. É que Pinto da Costa somou casamentos, quase sempre com mulheres muito mais novas.
Daniel Oliveira deixa homenagem a Pinto da Costa: "O testemunho da sua vida"
O antigo presidente do FC Porto casou pela primeira vez aos 27 anos. O namoro começou quando tinha 19 anos e Manuela Carmona Graça, que era uma amiga de infância e filha de um coronel amigo da família, tinha 16 anos. Os dois trocaram alianças em 1964 e desta relação nasceu Alexandre, atualmente com 57 anos.
Em 1985, ainda casado [só se divorciou oficialmente em 1997], Pinto da Costa apaixonou-se por Filomena Morais, na altura com 21 anos e ele com 48 anos. Os dois casaram 1998, tiveram uma filha, Joana, atualmente com 38 anos, e divorciaram-se em 2002.
Em agosto de 2001, o antigo dirigente desportivo saiu de casa e pouco tempo depois assumiu publicamente aquele que viria a ser o romance mais polémico da sua vida, com Carolina Salgado. Após a separação em outubro de 2007, Pinto da Costa e a segunda ex-mulher voltaram a dar uma oportunidade ao amor e casaram pela segunda vez.
Porém, o casamento com Filomena não vingou e o divórcio aconteceu em 2012, no mesmo ano em que deu o nó no Brasil com Fernanda Miranda, 50 anos mais nova e com quem namorava há três anos. Divorciaram-se no dia 20 de dezembro de 2016, embora tenha havido uma breve reconciliação em 2017, o ano em que iniciou a relação com Cláudia Campo, que conheceu na agência do banco onde esta trabalha. A gestora bancária ficou agora viúva.