O nome dispensa apresentações. Catarina Avelar é uma referência na ficção nacional. A atriz, que celebra 86 anos a 9 de janeiro, integra o elenco da série Algodão a Frio, para a RTP, e nas gravações esteve à conversa em exclusivo com a TV 7 Dias, mostrando-se entusiasmada com mais este desafio. “Sou a Noémia, uma cusca. Agora só me dão cuscas. Mas ela disfarça bem. Está sempre a tomar atenção a tudo. É uma personagem muito interessante e estou a gostar bastante”, conta, adiantando que “as gravações estão a correr muito bem. O pior é o frio, porque gravamos de noite, mas os atores estão habituados a tudo”.

Apesar das gravações de Festa É Festa, na TVI, já terem terminado, a atriz continua a surgir na trama na pele de Glória. “Foi um bom projeto e muito interessante. Também com uma equipa ótima, com colegas ótimos, e divertimo-nos imenso. E desde que nós estejamos com alegria a fazer as coisas e a divertirmo-nos, é sempre bom”, explica.

Questionada se, ao fim de mais de 60 anos a representar, continua a sentir entusiasmo no trabalho, a artista é taxativa e afiança: “Claro que sim, senão ficava em casa. Para me sentir viva, tenho de trabalhar. Trabalhar mantém-me viva. Senão, vou para o café do bairro queixar-me que tenho dores. Eu tenho as dores, mas deixo-as para trás das costas, não é? Tenho de continuar sempre. Enquanto puder, não penso em reformar-me e ficar em casa. Enquanto puder e me quiserem, cá estarei”, afirma.

Leia o artigo na íntegra na nossa/sua revista TV 7 Dias em banca!

Texto: Neuza Silva (neuza.silva@impala.pt) Fotos: Divulgação TVI