
Decorria o ano de 2010 quando conheci este projecto da marca 100ml, um projecto que tinha como missão homenagear os bairros típicos portugueses, assim como os hábitos de beleza masculina, focados na pele e na barba. O fundador destes projectos chama-se Luís Pereira, que antes de se aventurar pela perfumaria (100ml) e Antiga Barbearia de Bairro, foi publicitário e, curiosamente, director do departamento de publicidade da Revista VIP (2001 a 2004). Desde o início que tem a seu lado o designer gráfico Rui Melo.
“A ideia da Antiga Barbearia de Bairro sustentou-se no culto dos cuidados da barba e dos pelos facial masculinos, e nos respectivos espaços para o efeito, as barbearias portuguesas”, explica Luís Pereira, à Revista VIP. E assim foi, tem sido e será. A cada ano novas ideias surgem para os homens tratarem da sua pele e da sua barba, seja ela curta, média ou longa, fundamentadas na qualidade dos produtos e na beleza do design de cada sugestão seja ela de tratamento seja ela de objectos (tesouras, pentes, pincel de barba, taças para fazer a espuma, navalhas, etc.) típicos de quem gosta de se cuidar.
A inspiração vem do passado, das barbearias de bairro de norte a sul de Portugal, espaços de culto masculino, para cortar cabelo, cortar barba, hidratar o rosto, embelezar. Não esquecer que as barbearias eram espaços para homens e esse princípio mantém-se nos dias de hoje, porque ir ao barbeiro era também ir a um local onde se podia (e pode) falar de temas que os homens mais apreciavam sem o olhar (e os ouvidos) femininos!
A moda da barba/bigode surge no início deste século, numa primeira fase como tendência, acabando por ficar num revivalismo que teve rápida adesão, quer por estilo, quer por facilidade de manutenção diária. Cuidar da barba, para que esta esteja sempre hidratada, aparada, obriga a que se tenha uma atenção, não diária, mas regular. Verdade seja dita, que muitos homens perceberam que ficam muito charmosos de barba e que ajuda a criar uma imagem sensual. Obviamente, que há cortes de barba e bigode que não favorecem os rostos de quem os usa, porque as tendências devem ser ajustadas a cada pessoa de forma a favorecer e evitar um resultado negativo.
Todos os anos, a Antiga Barbearia de Bairro lança novas sugestões, que podem ser ideias perfeitas para presentear familiares, amigos, naquelas datas obrigatórias: aniversários, Natal, Dia dos Namorados, Dia do Pai, ou outro motivo qualquer, e que para além de serem úteis, também são belos objectos de decoração para expor nas casas de banho. O design revivalista de bom gosto nunca passa de moda, quando é bem feito, e neste caso são sempre bem feitos.