Sofia Ribeiro revelou em 2016 que estava a ser um processo difícil ter a menopausa aos 31 anos. Nessa altura, a estrela da SIC viu-se ‘forçada’ a ter de a induzir pelo diagnóstico do cancro da mamã.

Em fevereiro deste ano, a atriz foi convidada a estar no episódio do projeto Menos Pausa de Júlia Pinheiro e contou tudo sobre o tema,

“[Foi] tudo muito novo, mas olhando agora, à distância, acho que era o menor dos meus problemas. Era uma consequência do que eu estava a passar naquele momento. Ainda assim, não deixava de sentir as consequências dos tratamentos e consequentemente essa menopausa forçada e todas as alterações que vêm”, começou por revelar.

As consequências

“O que me batia mais eram as mudanças constantes de humor, portanto do riso ao choro, assim discrepâncias muito grandes. O cansaço, os picos de energia, era de uma ponta à outra sempre! O estar sempre com muito frio e de repente vem um calor assim por nós acima, e [o] ficar muito rosada, transpirada e alterada… As insónias, dormia mal”, explicou.

“O ser humano habitua-se a tudo”

Uma década depois revela que ainda mantém a medicação mas que os sintomas são mais toleráveis. “Ainda hoje faço medicação, inibidores de estrogénio, para ajudar aqui a prevenir os riscos de uma recidiva e eu ainda vivo com alguns sintomas, não tão agressivos, de uma menopausa. Mas com os sintomas de uma medicação que faço, que também dão essas oscilações todas, não com a mesma intensidade de antes”, confessou, rematando que “o ser humano habitua-se a tudo”.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Redes Sociais