William e Kate Middleton celebram esta terça-feira, 29 de abril, 14 anos de casamento e a verdade é que são um casal irrepreensível no que diz respeito ao que aparentam, não existindo praticamente durante todos estes anos notícias que dessem fim de uma instabilidade no matrimónio.

Mas nem tudo foi um mar de rosas nesta quase década e meia.

Tudo tem um início!

Ao contrário do que possa parecer, ambos já se conheciam antes de ingressarem na Universidade de St. Andrews, Escócia, em 2001. Tal como revela o Notícias ao Minuto, na biografia ‘Catherine – A Futura Rainha’, Robert Jobson assegura que o futuro casal já se tinha cruzado noutras andanças.

Contudo, parece que o momento que impulsionou uma atração foi quando Kate desfilou na passarela como modelo, “no agora infame desfile de moda de caridade realizado no Fairmont Hotel, a 27 de março de 2002”.

E foi aí que tentou conquistar a plebeia pela… barriga! “Quando estava a tentar impressionar a Catherine, tentava cozinhar jantares fantásticos e sofisticados. O que acontecia era que queimava, transbordava ou pegava fogo a alguma coisa”, disse o príncipe na entrevista do noivado.

A perseverança de Kate Middleton

A mulher de William esperou 10 anos para ser pedida em casamento. Depois de o romance se tornar público, sofreu uma perseguição da imprensa. Contudo, enquanto o futuro rei se preparava para a carreira militar, Kate queria ser uma cidadã comum.

Jobson recorda ainda: “Por altura do vigésimo quinto aniversário de Catherine, a situação tinha atingido o ponto de ebulição. Mais de cinquenta jornalistas e fotógrafos cercaram o apartamento da jovem em Chelsea”, descreve, notando que William ficou “chocado” com esta perseguição.

Praticamente seis anos depois do início, William decide dar um passo atrás e acabar com Kate por telefone. Depois de se recompor, Kate aproveitou para se libertar e passou muitas noites em clima de festa com as amigas em discotecas e com a irmã: ” os meios de comunicação social apelidaram-nas de Sizzler Sisters [irmãs brasa]”, recorda o autor.

William arrependeu-se e… pediu-a em casamento!

O pedido de casamento acontece depois numa viagem ao Quénia. O anel, que há três semanas guardava ansiosamente na mochila, pertencia à princesa Diana. À época William foi confrontado porque é que tinha demorado tanto tempo a fazer o pedido e terá respondido: “Estou a tentar aprender com as lições do passado. Queria dar-lhe a oportunidade de ver como era a realidade e de se afastar, se fosse necessário, antes que tudo se tornasse demasiado complicado”, justificou o príncipe.

Leia ainda: Príncipe William e Kate Middleton celebram 14 anos de casamento com viagem simbólica

29 de abril de 2011

O dia tão aguardado! Kate surpreendeu tudo e todos vestida de cetim de cor marfim: um look desenhado por Sarah Burton, de Alexander McQueen. William seguiu de farda militar de coronel de Guarda Irlandesa, com a insígnia da Ordem da Jarreteira e a estrela da Ordem de St. Patrick, da Irlanda.

Mais de duas mil milhões de pessoas acompanharam a cerimónia, e na Abadia de Westminster estiveram 1900 convidados.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Reprodução Instagram Oficial