Rui Santos esteve em Alta Definição, este sábado, 22 de fevereiro, à conversa com Daniel Oliveira. O ator de 47 anos falou, abertamente, sobre a relação que tem com uma "das pessoas mais importantes" da sua vida, a mãe, a quem escondeu o problema oncológico pelo qual passou em recentemente.

O intérprete de Mateus, na novela da SIC, A Herança, que vê na mãe uma pessoa "que não tem maldade" eque faz "as coisas porque gosta de ajudar", revelou que enquanto filho único da parte materna, mantêm"uma relação muito próxima".

E foi precisamente por isto que sentiu dificuldades em esconder, à progenitora, "o carcinoma de grau 2" que lhe foi diagnosticado na língua em março de 2023. "Foi difícil", confessou, acrescentando que não o fez porque não a queria "preocupar".

"Porque eu sou pai... E mesmo que não fosse, acho que não dizia na altura, não dizia. Ia preocupá-la sem necessidade nenhuma", explicou Rui Santos.

O momento da verdade

A verdade é que o ator acabou por revelar à mãe o que se estava a passar com a sua saúde, mas apenas um ano depois de ter recebido a notícia. "Passado um ano disse: 'Olha mãe, tive isto. Já passou, está tudo bem'. 'Porque é que não me contaste?', 'Não te contei porque não te queria preocupar'. 'Está mesmo tudo bem?', 'Está, estou a ser vigiado, está tudo bem'", lembrou a conversa.

Ao Diretor de Programas da SIC, Rui Santos explicou ainda como manteve a 'farsa' durante o tempo em que se encontrou no pós-cirurgia. "[Dizia-lhe] por mensagem: 'Olha mãe, não posso falar, mas está tudo bem'. Consegui durante quase duas semanas, que estive sem poder falar corretamente. Arranjei sempre maneira de contornar e fazer com que ela não percebesse", referiu.