Novas notícias sobre as relações familiares dentro do seio da realeza espanhola. Agora, depois do aniversário do rei emérito, Juan Carlos I, que completou 87 anos no passado dia 5 de janeiro.

O antigo monarca quis ter, uma vez mais, uma 'festa a altura', criando uma "nova tradição" em torno desta celebração... e onde um dos filhos fica de fora.

Letizia em lágrimas em momento de despedida da filha Leonor


Como escreve o El País, o ex-marido da também rainha emérita Sofía continua a residir em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, local para onde se mudou há mais de quatro anos, para evitar mais escândalos com o seu património, e que os mesmos afetassem a coroa.

Totalmente adaptado à sua nova rotina e ao espaço que agora habita, Juan Carlos parece agora ter adquirido a tradição de realizar grandes festas de aniversário, que contam sempre com a presença dos familiares e amigos mais próximos. Tradição ao ponto de se tornar capa da revista Hola!, que esta quarta-feira, 22 de janeiro, foi para as bancas em Espanha.

Tal como pode ver abaixo, a revista mostra uma fotografia do ex-monarca ao lado das duas filhas, a infanta Elena e a infanta Cristina, e dos respetivos filhos. Por outro lado, Felipe VI, a mulher, Letizia, e as duas netas, Leonor e Sofía, foram excluídas.

O artigo da revista espanhola é assinado por Laurence Debray, escritor francês e biógrafo do rei emérito, que avançou com todos os detalhes desta comemoração.

Juan Carlos, que atualmente vive "mais isolado" em Abu Dhabi, conta, assim, com esta data para quebrar com o seu período de maior solidão, é dito.

A festa de anos terá começado na véspera, a 4 de janeiro, no restaurante chinês do hotel Emirates Palace, ainda que tudo tenha decorrido de forma "bastante informal". Houve direito a bolo (não tão significativo como o do ano passado, que foi, inclusive, cortado com uma espada), mas todos soprado as velhas em conjunto com o monarca emérito.

Já sobre a ausência do filho do meio, e atual rei, é dito que Juan Carlos I "lamenta silenciosamente" o facto de Felipe VI não estar presente, ainda que tal situação "não surpreenda ninguém".

Como também seria de esperar, Sofía, a ex-mulher, também não foi uma das convidadas desta celebração.