Sofia Ribeiro é apaixonado pela cozinha e sempre o demonstrou. Em 2019, abriu o restaurante Filosofia, mas acabou por fechá-lo devido à pandemia de Covid-19. Recentemente, na apresentação das novas apostas da SIC falou sobre esta dura decisão.
“Estive dois anos a tentar perceber o que é que fazia, se reabria ou não. Na altura, eu tinha feito uma pausa profissional de um ano e meio para poder abrir o Filosofia e colocá-lo a trabalhar… Entretanto, veio uma pandemia. Mantive a equipa durante quase dois anos, depois não consegui mais”, começou por dizer.
“É muito difícil de montar uma equipa em restauração e depois eu tive de voltar ao meu trabalho original, àquilo que me move e de onde eu estava a tirar dinheiro para colocar no Filosofia. Não dava para entregar a alguém para tomar conta. Estamos a falar de um investimento financeiro ainda grande e de dedicação física. Tive de deixar ir”, acrescentou.
“Foi muito duro…”
Contudo, não era este caminho que a atriz queria: “Em restauração, normalmente, em três anos, começa-se a pensar em lucro. Com uma pandemia… Foi muito duro libertar-me do Filosofia por tudo, mas acima de tudo pelo lado afetivo. Era um projeto que estava a correr muito bem, não conseguíamos sentar as pessoas todas que chegavam lá diariamente, estava a correr muito bem, o feedback era muito bom. Por momentos pensei: ‘Isto se calhar é um sonho meu e não tem pernas para andar. Vou experimentar, se não corre bem, fecha-se e arruma-se’. Mas quando se vê que, se calhar, não sou só eu a gostar, as pessoas também gostam, ainda custa mais deixar ir”, explicou.
Leia mais: SOFIA RIBEIRO-APÓS ACOLHER SOBRINHAS, FALA SOBRE SER MÃE: “NÃO PENSO…”
Por fim, rematou com uma lição: “Depois da minha experiência e tenho muitos amigos na área da restauração, não acho que se possa montar um negócio na área – quem gosta – para dar a alguém para tomar conta. Tem de se estar presente”.