Zé Maria tem agora 51 anos, vive sozinho, numa casa arrendada, perto dos pais e do cabeleireiro da irmã. A idade não perdoa e o vencedor do Big Brother 1 já tem visíveis muitos cabelos brancos.

Leia ainda: Zé Maria do primeiro Big Brother tem agora 51 anos e trabalha como jardineiro: Susana Almeida expõe traição

Os hábitos de Zé Maria no seu dia a dia

Deixou de ser o rapaz franzino, para ser um homem bem constituído. Voltou há mais de 15 anos, viveu numa casa que tinha remodelado, mas devido às dificuldades financeiras teve de a deixar e ir viver com os pais, chegou a receber o Rendimento Social de Inserção e trabalhou no cabeleireiro da irmã e numa fábrica de joias em Jerez de los Caballeros, Badajoz (Espanha). Mais tarde tirou um curso de jardinagem através do Centro de Emprego e trabalha para a Câmara Municipal. Conseguiu a sua independência.

Em Barrancos todos o conhecem, claro, e todos o protegem. “Ele está bem”, dizem-nos. A TV 7 Dias esteve na vila de Zé Maria para perceber como é a nova vida do vencedor do primeiro Big Brother, o concorrente que ficou também conhecido pelo amor aos animais e pela dedicação que tinha às galinhas que estavam dentro da casa mais vigiada do País. Pacato e muito reservado, Zé Maria não se mostrou disponível para falar com a nossa revista. Aliás, não fala com nenhum meio de comunicação. “Não vou falar”, disse quando abordado pela equipa de reportagem da TV 7 Dias. Pediu com licença e seguiu para a sua casa. Postura que mantém desde que decidiu sair de Lisboa e cortar com o meio que lhe tinha causado tantos estragos emocionais.

A nossa revista falou ainda com algumas pessoas que encontrou nos cafés e na rua e todas disseram o mesmo. “O Zé Maria é muito boa pessoa. Aqui toda a gente gosta dele.” E foi isso mesmo que presenciámos. Por onde quer que passasse, a pé, todas as pessoas o cumprimentavam e ele a elas. Zé Maria aufere hoje em dia o ordenado mínimo, 870 euros, pelo seu trabalho como jardineiro na Câmara de Barrancos, e cumpre o horário das 09h00 às 16h00. Nos tempos livres gosta de ir ao café, de estar com alguns amigos, beber “uma cerveja sem álcool”, como nos conta um dos habitantes daquela vila, e passear o cão. “Ele não bebe álcool. Vem aqui ou bebe um café ou uma cerveja sem álcool. Nunca o vi beber sequer um copo de vinho. Ele agora tem um cão, daqueles altos e muito compridos [N.R.: um galgo]. É a companhia dele, passa aqui muitas vezes nesta rua a passear com ele”, conta o vizinho.

Teresa Guilherme: “Ele liga-me às vezes e manda mensagens. Ele está bem”

Zé Maria nunca casou, não tem filhos e nunca lhe foi conhecida uma relação. “Sempre o conheci sozinho. Não sei porquê, claro. Ele chegou a morar com os pais, mas há uns anos arrendou uma casinha aqui perto e mora sozinho. Tem um quarto, uma cozinha, uma sala, uma casa de banho e uma varanda. É uma boa casa”, partilha outro vizinho do antigo concorrente do reality show da TVI.

Teresa Guilherme, a apresentadora da edição que consagrou o alentejano, mantém uma relação de amizade com o vencedor do Big Brother, desde que terminou o programa, a 31 de dezembro de 2000. “Eu estou em contacto com o Zé Maria, ele liga-me às vezes e manda mensagens. Ele está bem. Nem me lembrava que o Big Brother já fazia 25 anos, o tempo passa, de facto. Eu sempre gostei do Zé Maria, não estou a dizer no programa, depois disso, sempre mantivemos contacto, muito chegado, ele até me chama de tia, mas não muito frequente. Mas de vez em quando informamo-nos um ao outro e perguntamos um pelo outro, em ocasiões especiais e não só”, diz, dando um exemplo. “Quando eu estreio uma peça, ele manda-me uma mensagem, ele é muito atencioso e muito querido. Daquilo que sei, do que ele me diz, ele está bem. Foi e continua a ser uma pessoa importante na minha vida”, afirma Teresa Guilherme, em exclusivo, à nossa revista.

Veja também: Zé Maria: Afastado de tudo, vencedor do Big Brother 1 não vive na miséria – TV 7 Dias em Barrancos

Texto: Ana Lúcia Sousa (ana.lucia.sousa@worldimpalanet.com) e Carla Ventura (carla.ventura@impala.pt); Fotos: Arquivo Impala, D.R. e Reprodução TVI