Gordon Ramsay é conhecido pelo seu trabalho como chef, pelos concursos televisivos e pelas receitas que partilha nas redes sociais.

No YouTube, tem mostrado receitas que pretendem levar a culinária dos espetadores a outro nível com o segmento 'Next Level'.

Num dos vídeos partilhados, que o site Eating Well relembra esta semana, o chef mostra como fazer um prato de massa em apenas dez minutos e com um ingrediente um pouco inusitado.

No vídeo, Gordon Ramsay faz um prato de pasta com manteiga, ervilhas e pancetta, cheio de alho e ervas aromáticas.

"Este é um prato que costumo comer na noite anterior a uma grande corrida, porque é saudável, delicioso e, mais importante, tão fácil de fazer", ouve-se o chef dizer.

Se pensa que os pedacinhos de pancetta salgados são a estrela do prato, ou talvez as ervilhas doces, desengane-se. De acordo com Ramsay, é a alface "que lhe dá a vibração", adjetivando como "mais saborosa do que espinafres frescos".

É este o ingrediente surpreendente. Normalmente associado a saladas, aqui a alface tem um papel fulcral no prato de pasta.

Ramsay inspirou-se no tempo em que trabalhou em França, e onde comia "ervilhas frescas acabadas com bacon e alface".

O chef revela que a chave para utilizar alface na massa é secá-la bem e adicioná-la no final do processo de cozedura para que o prato não fique aguado. Mexa-a no final, logo depois de dobrar a massa, deixando que o calor residual a murche ligeiramente.

É frequente recorrermos aos espinafres ou à couve para este tipo de receitas de massa, mas a alface pode ser uma ótima opção. Para isso, escolha alface romana. Nem toda a gente gosta dos sabores pronunciados das verduras de folha mais escura, por isso, usar alface romana pode ser uma boa alternativa.

Além disso, a alface romana pode ser uma adição nutritiva, uma vez que está repleta de nutrientes como as vitaminas K e A, folato e uma variedade de antioxidantes que ajudam a manter ossos, olhos e pele saudáveis e a combater a inflamação.

E, quando acrescentada no último segundo, a alface romana acrescenta um brilho ao prato que se pode perder com folhas verdes escuras.

Ingredientes:
Sal
450 g esparguete
1/2 chávena de pancetta
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
1 malagueta
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 chávena de ervilhas congeladas
1 punhado de cebolinho
1 punhado de salsa
1 punhado de manjericão
4 colheres de sopa de caldo vegetal
1 limão
Meia alface
Flocos de chilli a gosto
Queijo pecorino ralado a gosto

Método de preparação:
1- Cozinhe o esparguete em água a ferver com bastante sal, por oito a nove minutos.
2- Aqueça uma frigideira grande em lume médio, acrescente a pancetta e o azeite.
3- Junte o alho e a malagueta e deixei cozinhar por mais dois minutos.
4- Acrescente duas colheres de manteiga. Depois de derretida, junte as ervilhas, as aromáticas e o caldo.
5- Tempere com sal e a restante manteiga. Acrescente 1/4 de chávena da água da cozedura da massa, o sumo de um limão, assim como a raspa.
6- Junte a massa e a alface. Sirva com os flocos e o queijo por cima.