O calor forte está de regresso, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prever a partir desta quinta-feira uma subida das temperaturas, que pode ser superior a 40 graus Celsius em algumas regiões de Portugal Continental, em especial do interior.

Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Portalegre vão estar sob aviso amarelo a partir de sexta-feira devido à previsão de tempo quente.

O verão pede livros debaixo do chapéu de sol, bolas de Berlim, esplanadas, sunsets e mergulhos na praia e na piscina. E, se esta é a estação do ano favorita de muitos, não será certamente do nosso cabelo.

Nestes meses quentes passamos muito tempo dentro de água, a nadar ou em atividades, sobretudo em águas com cloro ou sal, além das várias horas de exposição solar forte.

Todos estes fatores danificam, e muito, o cabelo. É, por isso, muito importante protegê-lo. O sol, o cloro e o sal deixam o cabelo seco, quebradiço e danificado. Isto acontece tanto em adultos, como em crianças.

O site Deccan Herald enumerou algumas dicas importantes para proteger o cabelo destes agentes nocivos.

Hidrate o cabelo primeiro

De acordo com a esteticista Azeeza Iqbal, citada pela referida publicação, uma das formas mais eficazes de proteger o seu cabelo é molhá-lo com água limpa da torneira antes de nadar. "Isto reduz a quantidade de sal e cloro absorvidos", refere. Hidratar o cabelo antes de nadar minimiza a hipótese de absorver substâncias nocivas.

Além disso, a aplicação de uma leve camada de óleo de coco ou de amêndoa cria uma barreira protetora. "Prender o cabelo num carrapito, especialmente se for comprido, também é útil", acrescenta.

Utilize uma touca de natação

Azeeza realça a importância de uma touca de natação bem ajustada, chamando-lhe 'a barreira mais eficaz contra o cloro e o sal'. Uma touca de natação de borracha bem ajustada não só protege o cabelo da exposição a produtos químicos, como também reduz a fricção que pode levar à quebra.

Enxague e limpe

Sarah K, especialista e diretora criativa de um cabeleireiro e de uma academia, sublinha a importância de lavar bem o cabelo com água limpa depois de um mergulho. "O cabelo deve ser lavado com água limpa imediatamente após nadar em cloro ou água salgada", aconselha.

De seguida, use o seu champô e amaciador habituais para remover os produtos químicos persistentes, uma vez que nenhuma proteção pré-banho é infalível.

Utilize uma máscara capilar

Para manter o seu cabelo hidratado e forte, é altamente recomendável incorporar uma máscara capilar na sua rotina uma vez por semana.

Opte por uma máscara nutritiva que ajude a manter o nível de hidratação e restaure a força, especialmente após uma exposição prolongada ao sol.

"Também recomendo produtos profissionais de proteção térmica que também protegem o cabelo dos raios solares e do cloro. Escolha um que sele as pontas do cabelo e proteja as fibras", aconselha Sarah.