Cultivar plantas a partir de sementes costuma ser uma maneira fácil e acessível de preencher o jardim, mas esse método nem sempre é adequado para algumas variedades.

Tal como se pode ler no site da apresentadora Martha Stewart, "certas plantas podem levar anos para atingir a maturidade se forem cultivadas a partir de sementes, o que pode não ser o caso se quiser preencher rapidamente um espaço vazio".

Outras plantas "terão uma aparência diferente da planta-mãe se forem cultivadas a partir de sementes, o que pode gerar resultados indesejáveis".

Leia Também: Quatro maneiras de proteger o seu jardim contra ventos fortes

Para garantir que tenha o jardim que deseja, a especialista Linda Langelo, citada pelo site supra referido, revela oito plantas que nunca deve cultivar a partir de sementes.

1 - Alho
"O alho terá dificuldade para germinar e produzir uma colheita adequada se for plantado a partir de sementes. Cresce melhor a partir dos dentes".

2 - Batata doce
"Cultivar batata-doce a partir de sementes normalmente não produz resultados confiáveis. Em vez disso, a maioria dos jardineiros cultiva-as a partir de mudas, que são rebentos enraizados que crescem da própria batata-doce".

3 - Rosas
"Cultivar rosas a partir de sementes pode levar anos. Em vez disso, use as estacas do caule da roseira que deseja cultivar e enraíze-as no solo".

Leia Também: As possíveis causas para as suas plantas estarem com as pontas castanhas

4 - Batatas
"As batatas crescem a partir de tubérculos, então, é mais fácil cultivá-las a partir dos seus rebentos. Plante com os rebentos voltados para cima num solo bem drenado, enterrando cada pedaço a cerca de 15 centímetros de profundidade."

5 - Mirtilos
"Cultivar mirtilos a partir de sementes não garante uma planta fiel ao tipo, o que significa que pode não ter as mesmas características da planta-mãe".

6 - Peónias
"Qualquer peónia cultivada a partir de sementes não manterá as características da planta-mãe. Além disso, pode levar até sete anos para que as flores cultivadas a partir de sementes estejam maduras o suficiente para florescer".

7 - Cebolas
"Embora as cebolas possam, tecnicamente, ser cultivadas a partir de sementes, esse não é o melhor caminho nem o mais fácil. A maioria dos jardineiros opta por cultivar cebolas a partir dos bulbos".

8 - Alecrim
"O alecrim não terá as mesmas características da planta-mãe se for cultivado a partir de sementes. Em vez disso, é melhor cultivar esta planta a partir de estacas".

Leia Também: Cinco hábitos de jardinagem que estão a estragar as suas plantas