
Durante uma viagem de avião, pode acabar por ficar exposto aos raios UV. Se ficar à janela pode correr ainda mais riscos. Uma especialista em dermatologista revelou tudo ao agregador de blogues HuffPost.
"O risco real de quem viaja de forma ocasional é provavelmente baixo", começou por dizer Elizabeth Jones. Explica que pilotos e tripulantes podem acabar por estar mais expostos.
"Pessoas que voam de forma profissional estão muito mais expostas à luz ultravioleta, especialmente se estiverem na cabine." Em causa está também o facto de passarem muito tempo em altitudes mais elevadas.
Conta ainda que alguma da radiação é bloqueada pela janela, mas não toda. "As janelas do avião bloqueiam efetivamente a maioria dos raios UVB, que podem causar queimaduras e levar ao cancro da pele."
Apesar de não ficar com um escaldão depois de uma viagem, existem outros riscos que está a correr. As janelas acabam por não bloquear a totalidade os raios UVA.
"Podem levar ao envelhecimento precoce da pele, rugas e até levar ao cancro da pele." Este é um problema que pode ir além das janelas dos aviões.