
A frase 'uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia' não surgiu por acaso. Este frutos, com mais de mil variedades, tem inúmeros benefícios nutricionais. O que muitos não imaginam é que, conforme explica a nutricionista Dani Muniz, dá mais energia do que o café, sem causar os efeitos negativos associados à cafeína. Sim, leu bem.
“A maçã contém carboidratos, especialmente frutose, que são convertidos em glicose no organismo e utilizados como ‘combustível’ para as células. Isto proporciona uma libertação gradual de energia, sem os picos e quedas bruscas associados ao café”, justifica.
Leia Também: Da próxima vez que comer torradas com manteiga, lembre-se disto
A nutricionista acrescenta ainda que a maçã tem um "índice glicémico moderado", o que “ajuda a manter os níveis de energia estáveis ao longo do dia". "Quando combinada com uma fonte de proteína, torna-se uma excelente opção de lanche saudável entre as refeições".
E não é tudo. Também "melhora a digestão, ajuda no controlo do colesterol, fortalece o sistema imunitário e contribui para a saúde do coração e manutenção do peso", explica a nutricionista. Mais: "É uma boa fonte de vitaminas C, B6 e B2, além de minerais como potássio, magnésio e cálcio, e antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra o stress oxidativo".
Leia Também: A verdade por detrás de um dos peixes mais consumidos (incluindo por cá)