A GASGAS lançou uma edição especial e limitada da sua moto de enduro a 2 tempos para 2025, a EC 300 GP. Esta moto presta homenagem aos campeões que conquistaram títulos mundiais de enduro com a marca.

Baseada no modelo EC 300, incorpora acessórios técnicos de alta qualidade para melhorar o desempenho, durabilidade e facilidade de condução. O design gráfico é inspirado na moto vencedora do Campeonato Mundial de 1994, combinando o estilo dos anos 90 com a tecnologia moderna.

A moto inclui várias características técnicas especiais, como um interruptor de seleção de mapa, ventoinha do radiador, proteções diversas e pneus de alta performance.

GASGAS EC 300 GP: Especificações Técnicas Detalhadas

Motor

O coração da GASGAS EC 300 GP é um motor monocilíndrico a dois tempos com uma cilindrada de duzentos e noventa e três vírgula quinze centímetros cúbicos. Este propulsor é arrefecido por líquido e equipado com um sistema de injeção eletrónica Keihin com um corpo de acelerador de trinta e nove milímetros. O diâmetro e o curso do pistão são ambos de setenta e dois milímetros proporcionando um equilíbrio ideal entre potência e torque.

A transmissão é composta por uma caixa de seis velocidades complementada por uma embraiagem DDS multidisco em banho de óleo com sistema hidráulico Braktec. O arranque é elétrico facilitado por uma bateria com capacidade de dois amperes-hora. O sistema de gestão do motor é fornecido pela Vitesco Technologies garantindo uma resposta precisa e eficiente em todas as condições de condução.

Chassis

O quadro da EC 300 GP é construído em aço 25CrMo4 com um design de berço duplo central proporcionando rigidez e flexibilidade ideais para o uso em enduro. O subquadro é em alumínio reduzindo o peso total da moto que sem combustível se situa nos cento e sete vírgula nove quilogramas.

A suspensão dianteira é uma forquilha WP XPLOR-USD com um diâmetro de quarenta e oito milímetros. Na traseira encontramos um monoamortecedor WP XACT com sistema de bielas Ambas as suspensões oferecem um generoso curso de trezentos milímetros ideal para absorver os impactos em terrenos acidentados

O sistema de travagem é composto por discos tanto na frente como na traseira com diâmetros de duzentos e sessenta milímetros e duzentos e vinte milímetros respetivamente. A transmissão final é feita por corrente do tipo quinhentos e vinte X-Ring.

O guiador é em alumínio da marca Neken com um diâmetro variável de vinte e oito a vinte e dois milímetros A altura do assento é de novecentos e cinquenta e seis milímetros e a distância ao solo é de trezentos e cinquenta e quatro milímetros. A distância entre eixos mede mil quatrocentos e oitenta e nove milímetros e o ângulo de direção é de sessenta e três vírgula nove graus.

O depósito de combustível tem uma capacidade aproximada de nove litros permitindo uma autonomia considerável para as exigências do enduro. Por fim o silenciador é fabricado em alumínio contribuindo para a redução do peso global da moto.