
A Triumph revelou este ano seu novo motor para o Campeonato do Mundo de Moto2, apresentando aquela que é considerada a maior evolução técnica desde que a marca britânica se tornou fornecedora exclusiva de propulsores para a categoria intermédia em 2019. A principal novidade é a introdução da primeira caixa de velocidades totalmente desenvolvida para competição pela Triumph.
Entre as principais inovações destaca-se um novo padrão de mudanças de velocidades, no qual a posição neutra está agora localizada no topo da relação de engrenagens e bloqueada durante a utilização em pista, impedindo que os pilotos possam passar pelo ponto morto durante as corridas.
O motor para 2025 incorpora um novo tambor seletor com trajetórias revistas, resultando num melhor engate das mudanças. Os componentes maquinados em bloco oferecem melhor massa e inércia, enquanto o bloqueio mecânico do ponto morto permite aos pilotos mudar diretamente entre a 1ª e a 6ª velocidade pela primeira vez na história da competição.
Com esta nova conceção, o ponto morto apenas pode ser engrenado manualmente, uma característica específica para utilização nas boxes e na linha de partida. A caixa de velocidades está alojada num cárter recém-desenvolvido, construído especificamente para o motor Moto2 de 2025.
Carlos Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, destacou a importância desta evolução: ‘A Triumph tem batido recordes no Moto2 desde a sua chegada, por isso é ainda mais impressionante que continuem a inovar. Esta nova atualização da caixa de velocidades demonstra o seu compromisso com o Moto2 e as oportunidades que o paddock do MotoGP oferece para fornecer um laboratório de competição onde os parceiros podem levar a sua tecnologia de ponta para a pista. Estamos certos de que os pilotos serão grandes fãs desta atualização e que isso se traduzirá em corridas ainda melhores’.
A fabricante britânica iniciou a sua colaboração como fornecedora de motores para o Moto2 em 2019 e, dado o sucesso alcançado, não surpreendeu que a Dorna e a Triumph tenham recentemente acordado um novo contrato que mantém a marca nesse papel até ao final de 2029.
Os novos motores Triumph farão a sua segunda aparição de 2025 no próximo fim de semana, durante a ronda argentina do Moto2, onde os pilotos terão a oportunidade de explorar todas as potencialidades desta evolução tecnológica que promete elevar ainda mais o nível competitivo da categoria.
Esta inovação representa mais um passo na constante evolução tecnológica da competição de motociclismo de velocidade, reforçando o papel dos campeonatos mundiais como plataformas de desenvolvimento que posteriormente beneficiam os modelos de produção em série.