
Imagine colher os benefícios cardiovasculares da corrida - sem nunca precisar de calçar os ténis. Há muito tempo que especialistas elogiam o banho de sauna pelos seus benefícios para a saúde do coração e, para quem tem 'alergia grave' à corrida, pode preferir uma sessão de suor quente a uma corrida na passadeira.
Há décadas que os benefícios da sauna para a saúde são documentados. Quando se trata da saúde do coração, estudos mostram que essa prática moderna pode oferecer os mesmos benefícios que a atividade cardiovascular, incluindo a corrida, pois imita algumas das mesmas respostas internas.
Como? "Fisiologicamente, a exposição ao calor aumenta a frequência cardíaca, o volume sistólico (a quantidade de sangue bombeado por batimento cardíaco), o fluxo sanguíneo e o volume plasmático - respostas que se assemelham muito às observadas durante exercícios cardiovasculares de intensidade moderada", explica Emilia Vuorisalmi, médica particular e parceira médica da Harvia, empresa controladora da Almost Heaven Sauna.
De facto, um estudo longitudinal descobriu que sessões semanais de sauna levaram a um risco reduzido de morte cardíaca súbita, doença cardíaca coronária fatal, doença cardiovascular fatal e mortalidade por todas as causas em 601.300 pessoas que foram observadas durante mais de 20 anos.
Além disso, o uso regular da sauna também demonstrou reduzir marcadores de inflamação sistémica, que é reconhecida como um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, de acordo com Vuorisalmi.
Um estudo observacional realizado na Finlândia relacionou essa redução da inflamação a um risco menor de doenças agudas e crónicas. Vuorisalmi acrescenta que a sauna pode ajudar a proteger o revestimento interno dos vasos sanguíneos, reduzindo a progressão da aterosclerose ou a acumulação de placas.
Além disso, a capacidade da sauna de reduzir os níveis de stress oxidativo, ou o desequilíbrio entre radicais livres e antioxidantes que podem causar danos às células do corpo, é outra vantagem no combate a doenças. De acordo com a Cleveland Clinic, o aumento do stress oxidativo ao longo do tempo pode levar a doenças como cancro, Alzheimer ou outras doenças cardíacas.
De um modo geral, Vuorisalmi diz que os efeitos anti-inflamatórios do uso da sauna são ótimos para melhorar sua saúde cardiovascular.
Três outros grandes benefícios da sauna
Além de melhorar a sua saúde cardiovascular geral, as saunas são conhecidas por estimular a recuperação muscular.
Suar após o exercício pode melhorar a circulação e ajudar a ativar o sistema nervoso parassimpático, que regula a atividade corporal e a função dos órgãos enquanto está em repouso. Essa rede de nervos equilibra o sistema nervoso simpático, que desencadeia a resposta de "luta ou fuga" do seu corpo.
Combine esses efeitos com um mergulho rápido ou um banho frio depois da sauna, e poderá ampliar ainda mais a sua recuperação muscular.
"Alternar entre calor e frio, mesmo que sejam apenas alguns ciclos, aumenta a vasodilatação e a vasoconstrição, ajudando a eliminar resíduos metabólicos como o ácido láctico de forma mais eficiente e promovendo uma recuperação muscular mais rápida", explica Vuorisalmi.
Além disso, se deseja melhorar a qualidade do seu sono, investigações mostram que usar sauna à noite pode melhorar significativamente o seu ciclo de sono profundo em mais de 70%. Essa estratégia sinaliza o processo natural de arrefecimento, "dizendo ao seu corpo que é hora de descansar", conclui.