
Seja para visitar os netos, viajar de carro pelo país ou embarcar naquele cruzeiro dos seus sonhos, viajar deve ser uma alegria e não um incómodo. Mas se tem mais de 65 anos, o que veste durante a viagem importa mais do que imagina.
Profissionais de saúde afirmam que certas escolhas de guarda-roupa podem aumentar o risco de desconforto, infecção ou até mesmo lesões durante a viagem. E com a temporada de viagens de verão a aproximar-se, agora é o momento perfeito para reavaliar suas roupas favoritas.
Descubra as cinco peças de roupa que os especialistas dizem, citados pela Best Life, que os idosos devem deixar em casa - e o que levar para uma viagem mais segura e confortável.
1 - Calçado inseguro
Amanda Weeks, terapeuta ocupacional com especialização em idosos e que trabalha com a B. Well Health, diz que, em particular, deve evitar chinelos e calçados sem costas sempre que viajar
"Esse tipo de calçado pode contribuir para uma marcha instável, aumentando a probabilidade de tropeçar e cair, o que pode ser particularmente perigoso para idosos com equilíbrio e estabilidade reduzidos. Optar por calçados com mais suporte e melhor tração pode ajudar a reduzir o risco de quedas ou lesões”, explica.
2 - Cintas modeladoras
Outra peça de roupa a evitar durante viagens são as cintas modeladoras, diz Nancy Mitchell, enfermeira e colaboradora da Assisted Living. Em particular, a especialista alerta contra peças feitas de Lycra e Spandex.
"Usá-las por períodos prolongados pode reduzir o fluxo de sangue e fluidos na parte inferior do corpo. Se sofre de diabetes e outros problemas circulatórios, pode aumentar o risco de edema (inchaço grave)", explica.
Mitchell acrescenta que usar spandex ou materiais similares também pode aumentar o risco de infecções fúngicas e erupções cutâneas.
3 - Roupas mal ajustadas ou difíceis de manusear
Morris diz que é melhor evitar roupas mal ajustadas durante viagens. Roupas muito apertadas podem causar desconforto, restrição de movimentos e má circulação, enquanto roupas largas podem representar risco de quedas.
"É melhor usar roupas bem ajustadas que permitam liberdade de movimento sem o risco de tropeçar. Roupas confortáveis e respiráveis, nem muito apertadas nem muito largas, são a melhor opção".
E acrescentou ainda: "Idosos devem evitar usar roupas difíceis de manusear durante viagens, pois muitas vezes é difícil encontrar uma casa de banho rapidamente num lugar novo. Roupas complexas com várias camadas, fechos ou botões pequenos podem levar muito tempo para serem removidas, causando stress desnecessário em situações urgentes".
4 - Joias pesadas e acessórios pendurados
Weeks também aconselha deixar as suas joias pesadas em casa quando viajar, especialmente se tiver mais de 65 anos.
"Além de as poder perder durante uma viagem, podem causar desconforto ao longo do tempo. Por exemplo, idosos podem sentir dor no pescoço por causa de um colar pesado durante um passeio de um dia inteiro", diz.
Da mesma forma, acessórios pendurados podem representar um risco de acidente se o seu cachecol ou colar se enroscarem no seu pescoço. Para uma viagem segura, use o mínimo de joias e acessórios.
5 - Máscaras desconfortáveis
Se optar por usar uma máscara durante uma viagem de avião, comboio ou autocarro, certifique-se de que ela está bem ajustada.
"Máscaras desconfortáveis podem causar dificuldades respiratórias, enquanto as mal ajustadas podem causar irritação na pele e redução da eficácia", afirma Jennifer Silver, dentista que atende na Macleod Trail Dental.
"Opte por materiais respiráveis e alças ajustáveis para um ajuste perfeito. Evite ajustes constantes que aumentam os riscos de contaminação", conclui.