São quatro os pilares fundamentais de ação assumidos pelo Electrão na área da Sustentabilidade: Economia Circular, Responsabilidade, Inovação e Pessoas.
Temperaturas elevadas em nível recorde e generalizadas, acompanhadas de uma humidade opressiva, causaram uma forte confusão com o vapor e a cúpula de calor a esmagar a metade leste dos EUA, que viveu a sua pior terça-feira.
O Governo Regional dos Açores criou uma reserva parcial de caça na ilha de São Miguel para proteger a galinhola, uma das principais espécies cinegéticas da região, cuja população tem vindo a diminuir
Ações de repovoamento com meros criados em cativeiro correm muito melhor se os peixes tiverem um período de aclimatação em jaulas no mar, indica um estudo divulgado hoje.
Estudo defende a reintrodução de animais em áreas urbanas como estratégia vital para combater a perda de biodiversidade e conectar moradores à natureza
Com a duração de 18 meses, o projeto consiste na injeção de hidrogénio pela REN Gasodutos num troço da Rede Nacional de Transporte de Gás (RNTG), abastecendo um conjunto de clientes em Braga.
A utilização de ferramentas por animais marinhos tem sido pouco documentada, mas agora observou-se que um tipo de orca usa algas para se massajarem, possivelmente para reforçar laços sociais e promover a saúde da pele.
O pastoreio de cavalos semisselvagens em liberdade pode ajudar a reduzir o risco de incêndios florestais e aumentar a biodiversidade nas paisagens mediterrânicas, indica um estudo divulgado hoje.
A marca Saforelle®, da multinacional farmacêutica francesa Biocodex, acaba de lançar o Saforelle® Essential, o primeiro cuidado de higiene íntima em Portugal para reconstituir em casa.
Para compensar as emissões de gases com efeito de estufa resultantes da queima das reservas de petróleo, gás e carvão das 200 maiores empresas de energia fóssil do mundo seria preciso plantar novas florestas com uma área maior do que a da América do Norte.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma que define as metas transitórias de integração de energia proveniente de fontes renováveis para os setores da indústria e dos transportes.
Investigadores dizem ter desenvolvido método barato e rápido para distinguir o marfim de mamute-lanudo do de elefantes modernos, e acreditam que será uma ferramenta importante para combater o tráfico ilegal e para proteger esses grandes mamíferos.
Mais de 500 espécies de aves podem extinguir-se nos próximos 100 anos, revela um estudo da Universidade de Reading, publicado na Nature Ecology and Evolution. Este número alarmante é três vezes superior ao total de aves extintas nos últimos cinco séculos.
(APA) afiançou “não existirem, atualmente, motivos de preocupação quanto a uma eventual contaminação águas e margens do rio Lima, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, com origem em território espanhol
A ministra do Ambiente e Energia disse ontem que é “praticamente impossível” fazer projetos contra a vontade de toda a população e acrescentou que a orientação política é para ouvir as populações.
A nova exposição do Museu de Lisboa, inaugurada hoje, conta histórias da “cidade como não a vemos”, resgatando peças do acervo municipal na maioria desconhecidas e propondo uma deambulação por um roteiro com doze paragens.
A associação ambientalista Zero considera que o desenvolvimento desmedido da Inteligência Artificial (IA) poderá resultar na ultrapassagem dos limites do planeta e amplificar impactos ambientais negativos
Investigadores revelam a presença de várias espécies de cetáceos, incluindo cachalotes que estão ameaçados de extinção, numa zona do Oceano Pacífico, conhecida como zona de Clarion-Clipperton, de grande atratividade para empresas de exploração mineira.
A produção de energia, feita por produtores privados, não está devidamente regulamentada nos Açores, situação que tem gerado desentendimentos entre a empresa de eletricidade açoriana (EDA) e a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Um novo estudo pioneiro conduzido por investigadores portugueses demonstra que a aclimatização em jaulas no mar antes da libertação pode ser decisiva para o sucesso do repovoamento com meros (Epinephelus marginatus), uma espécie emblemática e ameaçada, classificada como “Em Perigo” na Europa.
Estudo pioneiro em Portugal demonstra que um período de aclimatização no ambiente natural promove a fixação deste predador de topo nos locais de libertação e contribui para a conservação desta espécie ameaçada.
Impacto global na agricultura: EUA entre os mais afetados, enquanto Canadá, China e Rússia podem beneficiar-se. Perdas podem chegar a 120 calorias diárias por pessoa