O Município de Anadia aprovou a atribuição das primeiras sete habitações em regime de arrendamento apoiado, no âmbito do Loteamento da Quinta do Rangel, localizado na localidade de Ancas, União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas.

A deliberação foi tomada na reunião do executivo municipal realizada no passado dia 26 de junho. As habitações atribuídas nesta fase correspondem a cinco apartamentos de tipologia T1 e dois de tipologia T2.

A autarquia recebeu um total de 28 candidaturas para esta fase, das quais quatro foram excluídas por não cumprirem os requisitos exigidos. Das 24 candidaturas validadas, 15 diziam respeito a tipologias T1 e nove a T2.

Simultaneamente, está a decorrer, até ao próximo dia 14 de julho, o concurso para a atribuição das restantes nove habitações do mesmo loteamento, agora em regime de arrendamento acessível. Estas correspondem a cinco apartamentos T1, dois T2, um T3 e um T4. O sorteio para a atribuição das casas será feito em ato público, em data, hora e local ainda por definir.

As 16 habitações foram construídas ao abrigo da Estratégia Local de Habitação do Município de Anadia, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do programa 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, destinado a apoiar pessoas e famílias em situação de carência habitacional e económica.