A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais (CMGIFR) de Vila Real aprovou, numa reunião recente, o Plano Operacional Municipal (POM) para o ano de 2025. Este plano resulta do trabalho conjunto de todas as entidades que atuam na prevenção e combate aos incêndios florestais no concelho.

O POM tem como principal objetivo organizar e tornar mais eficaz a resposta aos incêndios, definindo com clareza os meios humanos, técnicos e materiais disponíveis para atuar nas várias fases: prevenção, vigilância, primeira intervenção, combate, rescaldo e pós-rescaldo.

Com este plano, pretende-se garantir uma resposta rápida aos incêndios logo no seu início, evitando que ganhem grandes proporções. Para isso, o POM promove a articulação entre todos os agentes responsáveis pela defesa da floresta contra incêndios, como bombeiros, GNR, proteção civil, sapadores florestais, autarquias, entre outros.

A prevenção continua a ser um dos principais focos deste plano, sendo essencial o uso de técnicas adequadas e a sensibilização da população para comportamentos mais seguros nas áreas florestais.

O POM também assegura que existe um inventário atualizado de todos os meios disponíveis no concelho, bem como uma estratégia bem definida sobre como atuar consoante o risco de incêndio.

Com esta ferramenta, o Município de Vila Real reforça o “compromisso com a segurança das pessoas, do território e do património natural, garantindo uma resposta mais rápida, eficaz e coordenada na defesa da floresta”.