No âmbito da Estratégia Local de Habitação, foi ontem assinado o auto de consignação formal para a concretização da empreitada de reabilitação de um edifício na Rua do Eirado, em Corvos-à-Nogueira, Freguesia de Santos-Êvos, para habitação familiar.

“O edifício integral sofrerá intervenções de forma a que sejam criadas duas novas habitações, de tipologia T3, para arrendamento apoiado. Este processo de reabilitação terá um prazo de um ano”, adianta em nota o município.

Esta intervenção “permitirá preservar o edifício original, tratando-o de forma conservadora nas suas alvenarias exteriores, enquanto se criarão espaços adequados às comodidades necessárias para uma habitação confortável”.

Esta é uma obra cofinanciada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pela União Europeia – Next Generation EU, com um investimento que ronda os 274 mil euros.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, reforça a importância deste projeto para dar resposta às carências habitacionais da comunidade. “Progressivamente, estamos a revolucionar a habitação no concelho. Investimos na aquisição e reabilitação de imóveis, das freguesias urbanas às rurais, e destinamos os mesmos às famílias que mais precisam, em regime de arrendamento apoiado”.

“No contexto da Estratégia Local de Habitação, o Município de Viseu continua a apostar fortemente no acesso à habitação digna, com o apoio do programa “1.º Direito” e cofinanciamento do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Está em curso um plano que prevê a criação de 180 fogos habitacionais destinadas ao arrendamento apoiado, através de um investimento que ronda os 28 milhões de euros”, salienta.

Destas novas habitações, 130 serão obtidas através da compra e recuperação de edifícios localizados sobretudo em freguesias rurais do concelho, no âmbito da iniciativa “Rural Habita”, que representa um investimento de cerca de 20 milhões de euros.