
No âmbito da iniciativa “Ao sábado… há conto!”
No passado sábado, 17 de maio, a Biblioteca Municipal de Cantanhede promoveu mais uma sessão da iniciativa “Ao sábado… há conto!”, especialmente dirigida às famílias. O evento reuniu mais de 80 participantes, entre crianças e adultos.
A obra selecionada para a apresentação foi “Bebé bigodes”, da autora Patacrúa e da ilustradora Alessandra Cimatoribus.
Os elementos da Biblioteca Municipal realizaram uma leitura dramatizada do conto “Bebé bigodes”, um texto infantil que aborda com humor o tema da solidão entre os mais idosos.
Tomás Barros encerrou a sessão com um momento musical de guitarra de Coimbra, interpretando três baladas coimbrãs.
Tomás Barros, nascido em 2000 e residente em Cantanhede, é finalista da licenciatura em Economia na Universidade de Coimbra. Iniciou a sua aprendizagem da guitarra de Coimbra de forma autodidata em 2020, aprofundando os seus conhecimentos a partir
de 2021 na Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

O momento musical pretendeu apresentar às crianças a sonoridade da guitarra e da balada coimbrã, e recordar o exímio compositor e guitarrista Carlos Paredes (1925- 2004), no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento.
“Ao sábado… há conto!” é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, desde 2023, que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividades lúdicas e pedagógicas em torno dos livros.
As sessões realizam-se quinzenalmente, às 11H00, e às 15H00, sempre que se verifiquem um número mínimo de seis inscrições. Os interessados podem inscrever-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm- cantanhede.pt