
Peças de teatro, conversas, espetáculos e visitas guiadas fazem parte do programa, que se realiza a 31 de maio.
A Biblioteca D. Miguel da Silva comemora, no dia 31 de maio, sábado, 23 anos desde a sua inauguração, em 2002. Estão planeadas várias atividades, destinadas a todas as faixas etárias, com a finalidade de celebrar a efeméride coma comunidade.
Pelas 15 horas, terá início a primeira atividade do dia. Será uma hilariante viagem pelo mundo dos livros e do medo, com a peça de teatro “Nini e a Fada Descomplicada”, na Sala Polivalente da Biblioteca, dirigida a crianças com mais de 5 anos e famílias. Simultaneamente, está planeada uma visita guiada, com o projeto “Aqui Há Caminhos”, que decorrerá nas imediações da Biblioteca. Esta atividade destina-se a maiores de 12 anos e pretende suscitar uma reflexão poética sobre livros e autores. Ambas as atividades são gratuitas, sujeitas a inscrição prévia para o email biblioteca@cmviseu.pt.
Pelas 16 horas, será realizada, na Sala de Estudo, uma Conversa Sem Guião, denominada “Poesia. O lado B”, que contará com a participação de Nicolau Santos, numa partilha sobre poesia e filosofia como ferramentas do quotidiano, numa abordagem informal e inspiradora. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Já à noite, pelas 21 horas, o Viriato Teatro Municipal receberá o espetáculo de dança “Que Canto é Este?”, apresentado pela Presente – Companhia de Dança Jovem, no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões. A peça, dirigida por Aldara Bizarro, reflete a forma como os jovens se relacionam, atualmente, com a vida e obra do poeta. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para levantamento na bilheteira do Teatro.
O dia terminará com o concerto “Sob o Signo do Jazz”, pelas 22 horas, interpretado pelo Jazz&Poetry Ensemble, com Nicolau Santos e Manuel Lourenço, em homenagem ao bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco.
A combinação de poesia e jazz visa transportar o público para um universo quase cinematográfico, deixando a sua criatividade trazer as imagens às palavras suportadas por uma “banda sonora”. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis para levantamento na Loja de Turismo (Mercado 2 de Maio) e na Biblioteca Municipal de Viseu.