O Município de Castelo de Paiva foi distinguido com o Selo de Mérito na categoria de Prata pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). A distinção foi atribuída no âmbito da 4.ª edição do Selo de Mérito da RACCI, uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, que reconhece as boas práticas implementadas pelas autarquias no apoio aos cuidadores informais.

A RACCI tem registado um aumento do número de autarquias participantes. Para garantir um processo de atribuição mais equitativo, foram definidos novos critérios de avaliação, dividindo o Selo de Mérito em três categorias:

  • Ouro: atribuído a autarquias com mais de 150 pontos;
  • Prata: para pontuações entre 125 e 150 pontos;
  • Bronze: para valores entre 100 e 125 pontos.

O processo de avaliação das candidaturas é realizado por um júri constituído por membros de associações de doentes e cuidadores que integram o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. Desde o início da iniciativa, foram atribuídos 125 selos de mérito nas edições anteriores da RACCI.

A distinção atribuída ao Município de Castelo de Paiva terá validade até ao final de 2026. A autarquia reforça o compromisso de apoiar os cuidadores informais do concelho, reconhecendo o seu papel essencial na assistência a terceiros.

O município disponibiliza uma equipa de acompanhamento que presta apoio aos cuidadores informais ao longo do ano, esclarecendo dúvidas, ouvindo preocupações e respondendo às suas necessidades.

Adicionalmente, o Projeto de Intervenção Comunitária para a Capacitação do Cuidador Informal dinamiza diversas atividades com o envolvimento de entidades como Segurança Social, ULS Tâmega e Sousa e UCC Terras do Paiva, contando também com o apoio da câmara municipal. O projeto tem como objetivos valorizar o trabalho dos cuidadores, promover a sua autoestima e combater o isolamento social.

Criado em 2020, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais resulta da colaboração entre associações de doentes e cuidadores a nível nacional, contando com o apoio institucional da Merck Portugal. O seu principal objetivo é apoiar e reconhecer o papel dos cuidadores informais nas diferentes áreas de atuação.