Condeixa-a-Nova volta a ser palco do MUSAS – Festival das Artes de Conímbriga, entre 6 e 20 de setembro, num evento cultural que une música e património em espaços emblemáticos do concelho como o Museu Nacional de Conímbriga e o Museu PO.RO.S.


Promovido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e Orquestra Clássica do Centro, a sexta edição do festival MUSAS apresenta uma programação diversificada, com concertos, encontros literários, visitas orientadas e conferências, numa celebração das artes e da cultura que promete atrair públicos de todas as idades.


Entre os destaques da programação, está o Concerto de Abertura “Música e Cinema”, no Museu Nacional de Conimbriga (6 setembro, 20h30), com a Orquestra Clássica do Centro, sob direção do maestro Pietro Mazzetti, a participação da soprano Katerina Kasvu, num espetáculo comentado por Paulo Guerra.


No fim-de-semana seguinte, o programa reserva uma homenagem ao guitarrista português no ano do centenário do seu nascimento, com o espetáculo “Por Amor a Carlos Paredes”, com Luísa Amaro (guitarra) e António Freire (neurologista), no Museu PO.RO.S, dia 12 de setembro, às 21h00.


No mesmo espaço, realiza-se no domingo, dia 14 setembro, às 18h00, o espetáculo “Encontro(s) Medicina & Arte de Miguel Torga e Fernando Namora” por Pedro
Lamares, ator, declamador e encenador, com a participação de Beatriz Cortesão (harpa), em homenagem a Linhares Furtado, responsável pelo primeiro transplante em Portugal, a 20 de julho de 1969, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.


No dia 17 de setembro (20h30), será apresentada no Museu Nacional de Conímbriga a “Misatango” do compositor argentino Martín Palmeri (piano e direção), com João Gentil (bandoneon), Lara Martins (soprano), Coro Coimbra Vocal e Ensemble de Cordas da Orquestra Clássica do Centro.


O Concerto de Encerramento “Beats Sinfónicos” (20 setembro, 21h00, Museu PO.RO.S) será assegurado pela Orquestra Clássica do Centro, sob direção do maestro Cláudio Ferreira.


O Festival Musas assegura ainda a visita orientada “À Descoberta do Vale Norte de Conímbriga” (14 setembro, 10h00, Ruínas de Conímbriga) e a conferência “Os Direitos Humanos da Antiguidade Clássica à Pós-Modernidade: Relâmpagos, Trovões e Lampejos” (20 setembro, 17h00, Museu Nacional de Conímbriga) pelo professor Eduardo Figueiredo, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.