No passado dia 30 de junho, iniciou-se a quinta campanha consecutiva de escavações arqueológicas, este ano enquadrada na renovação do PIPA: “Conímbriga MMXXV – Caracterização do potencial científico e patrimonial do Vale Norte de Conímbriga”.

Uma parceria iniciada em 2021, entre o Museu Nacional de Conímbriga (MNC) – Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., a Universidade de Coimbra (UC) e a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que possibilita a participação dos alunos voluntários da licenciatura e
mestrado em Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), supervisionados pelos arqueólogos Ricardo Costeira da Silva (FLUC-UC), José Ruivo (MNC), Virgílio Hipólito Correia (MNC) e Vítor Dias (Diretor do MNC).


É com elevada satisfação, que o campo arqueológico em progresso do MNC materializa formação prática de arqueologia no sítio arqueológico mais visitado do país. Trabalha-se a dimensão geracional do conhecimento, perspetivando futura musealização e respetiva aplicação social.