
A Câmara Municipal da Covilhã e o distrito chinês de Longhua formalizaram um memorando de geminação que visa estreitar laços de cooperação e reforçar a troca de experiências e intercâmbio em diferentes áreas económicas.
Uma cooperação que já está em marcha há algum tempo e que já levou uma comitiva de Covilhanenses a visitar aquele território da República Popular da China, tendo agora os representantes de
Longhua marcado presença na Covilhã.
Visitas de trabalho que permitem pôr em contacto entidades, instituições e empresas dos dois territórios, com vista ao desenvolvimento comum e à captação de investimento.
“Vamos trabalhar juntos e os frutos não hão de tardar”, sublinhou o Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, durante a cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Destacando que, apesar das diferenças, Covilhã e Longhua também têm aspetos em comum, o autarca destacou que estas parcerias se traduzem em vantagens para as duas partes.
“Nós podemos tirar vantagens de um mercado com uma escala extraordinária e Longhua poderá tirar partido do tanto que a nossa Covilhã tem para oferecer”, disse, detalhando pontos como a
centralidade geográfica da Covilhã face à Europa, as ligações e a existência de infraestruturas e de regulamentos de apoio e incentivo ao investimento.
No que concerne à cooperação com Longhua, explicou que é possível “promover a capacitação mútua e o intercâmbio em setores como a economia digital, as novas energias, a saúde e os cuidados médicos, a cultura e a educação”, entre outros setores de atividade.
Presidente do distrito de Longhua, Song Guoshuai, mostrou-se satisfeito com a geminação das duas cidades e salientou que esta é uma oportunidade para o desenvolvimento comum”.
Nesta sessão, o Parkurbis e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor também assinaram protocolos de cooperação com entidades de Longhua.