
O Turismo do Alentejo submeteu ontem duas candidaturas ao PR Alentejo 2030, no âmbito das estratégias de marketing e dinamização territorial integradas no programa PROVERE, com um investimento total que ultrapassa os 700 mil euros.
Uma das candidaturas incide sobre o PROVERE Enotur, apostando fortemente na inovação tecnológica ao serviço do enoturismo. “No caso do PROVERE Enotur queremos, daqui a dois anos, ter das plataformas tecnológicas mais avançadas do mundo para a promoção e apoio à comercialização dos produtos enoturísticos”, afirmou José Santos, presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O dirigente sublinhou a importância estratégica do enoturismo na região: “Acreditamos muito no papel do Enoturismo como bandeira do turismo da Região, quer para o Alentejo, quer para o Ribatejo”.
Entre os objetivos do projeto estão o reforço da comunicação integrada, o aumento da visibilidade internacional e o investimento na promoção digital. “Estamos empenhados em superar limitações estruturais na comunicação integrada, promoção digital e na visibilidade internacional da região enquanto destino de enoturismo sustentável”, acrescentou José Santos.
Em destaque está o Portal Enotur, uma nova plataforma digital que será lançada em breve, acompanhada por uma campanha de ativação que promete colocar o Alentejo “na vanguarda da comunicação de destinos de vinho, gastronomia e cultura”.
A segunda candidatura apresentada refere-se à Promoção Internacional do Calendário de Eventos ‘Alqueva’, um dos projetos-âncora da Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) “ALQUEVA + Inovador”. Inserido no Eixo Estratégico IV – Promoção dos produtos do território do Lago Alqueva, este projeto inscreve-se na Linha de Ação 7, dedicada à promoção dos ativos territoriais através de campanhas de comunicação estruturadas e dirigidas a mercados internacionais estratégicos.
Segundo José Santos, o objetivo é claro: “Este projeto assume como desígnio afirmar o destino ‘Alqueva’ no panorama internacional, através da promoção externa de um calendário de eventos diversificado e articulado, composto por iniciativas culturais, turísticas e gastronómicas a realizar nos municípios da área de influência do EFMA”.
A aposta passa por três mercados prioritários: Alemanha, França e Inglaterra, considerados fundamentais para a internacionalização do destino.
Com estas duas operações, o Turismo do Alentejo reforça a sua estratégia de posicionamento enquanto destino sustentável e de excelência, focado na valorização dos seus produtos endógenos e na captação de novos públicos.