A Unidade Técnico-Científica de Engenharia Eletrotécnica e Industrial da Escola Superior de Tecnologia, em Castelo Branco, acolheu dois estágios no âmbito do programa nacional “Ocupação Científica de Jovens nas Férias”, promovido pela Ciência Viva.

Sob a orientação do docente Pedro Torres, o estágio “Construção e Controlo de Drones” desafiou os participantes a entrarem no mundo da engenharia, eletrónica e aeronáutica. Ao longo de uma semana, os jovens aprenderam a construir drones do zero, compreender os princípios básicos de voo e segurança aeronáutica, e pilotar o drone que eles próprios montaram. O grupo foi composto por estudantes do ensino secundário provenientes da Amadora, Coimbra, Faro, Portimão e Sertã.

Em simultâneo, decorreu o estágio “Sistemas inteligentes no nosso dia a dia, aplicações com microcontrolador!”, coordenado pelo docente José Vieira. Este estágio integrou os participantes nas atividades do Laboratório de Sistemas Eletrónicos e Microprocessadores, promovendo o desenvolvimento de aplicações simples com microcontroladores.

O Politécnico de Castelo Branco diz que o feedback dos participantes foi “extremamente positivo”, destacando-se o entusiasmo com que mergulharam nas áreas da engenharia e tecnologia. Esta iniciativa reforça a importância da divulgação científica junto dos mais jovens e o papel fundamental da instituição na promoção de vocações para áreas tecnológicas e de engenharia, tão determinantes para o futuro do país.