Decorre entre os dias 5 e 16 de maio o ORION 25, o maior exercício do Exército Português, conduzido pelo Comando das Forças Terrestres. A operação tem como principal objetivo a integração das forças nacionais e internacionais que constituem o European Union Battlegroup 25-2/26-1 (EUBG 25-2/26-1), uma força multinacional de reação rápida da União Europeia.

Com a participação de cerca de 2.200 militares oriundos de Portugal, França, Itália, Roménia e Espanha, o exercício visa treinar a interoperabilidade entre os cinco países envolvidos, no quadro de uma operação de resposta a uma crise num ambiente não permissivo.

O cenário definido para o ORION 25 decorre numa região fictícia designada LEVONTO, localizada a 6.000 quilómetros de Bruxelas. A ação conta com a mobilização de aproximadamente 1.700 militares e 350 viaturas, envolvendo diversos teatros de operação, como os centros urbanos de Ponte de Sor, o Aeródromo de Ponte de Sor, a região do Domingão e a freguesia da Bemposta.

O Campo Militar de Santa Margarida, reconhecido como uma das principais áreas de treino do Exército, assume um papel central no exercício, permitindo o desenvolvimento de manobras de elevada complexidade e exigência táctica.

No dia 15 de maio, a Brigada Mecanizada, em Santa Margarida, acolherá uma exposição de capacidades e meios de todas as forças que integram o EUBG 25-2/26-1. Nesse mesmo dia será também realizado um exercício tático com fogos reais, envolvendo os principais sistemas de armas das forças participantes no ORION 25.